Canoagem

Morre técnico alemão que sofreu acidente automobilístico no Rio de Janeiro

Divulgação

Do UOL, em São Paulo

Técnico da canoagem slalom da Alemanha, o medalhista olímpico Stefan Henze faleceu aos 35 anos nesta segunda-feira (15), três dias após sofrer grave acidente automobilístico no Rio de Janeiro. 

Henze estava internado desde a última sexta-feira, quando deu entrada na UTI com traumatismo craniano. Ele sofreu uma cirurgia de emergência, mas seu estado de saúde seguiu grave durante todo o final de semana. O treinador morreu na presença de sua família em um hospital do Rio de Janeiro.

“Estamos muito tristes hoje. Palavras não podem descrever aproximadamente o que nós do Time Olímpico estamos sentindo após essa terrível perda”, lamenta o presidente da Confederação Alemã de Esportes Olímpicos, Alfons Hörmann.

O Time Olímpico Alemão prestará tributo a Henze nesta terça-feira, na Vila Olímpica. O Comitê Olímpico Internacional já foi avisado e baixará a bandeira do país a meio-mastro.

“Hoje o esporte ficou em segundo plano para todo o nosso time aqui no Rio. Nosso pensamento está com os familiares de Stefan Henze, que tiveram a oportunidade de dizer adeus”, disse Michael Vesper, chefe de missão do Time Olímpico Alemão.

O Comitê Olímpico Internacional lamentou a morte do técnico. "O Comitê Olímpico Internacional lamenta a perda de uma pessoa com verdadeiro espírito olímpico. Nossos sentimentos à família de Stefan Henze e todos os membros do time alemão de canoagem. Vamos honrar a memória dele amanhã, dia 16, hasteando a bandeira alemã a meio mastro em todas as áreas de competições". 

Henze voltava à Vila dos Atletas na madrugada da última sexta-feira (12) quando o táxi em que estava colidiu em um poste. Ele estava acompanhado de outro integrante da comissão técnica da canoagem alemã, Cristian Katini, que sofreu apenas ferimentos leves.

Campeão mundial em 2003, Henze conquistou a medalha de prata na categoria C2 da canoagem slalom nos Jogos Olímpicos de Atenas, no ano seguinte. Ele foi à Rio-2016 como parte integrante da comissão técnica alemã na modalidade.

Topo