Relatos das provas

Martine Grael e Kahena Kunze crescem na briga por medalha na vela

Ezra Shaw/Getty Images

Bruno Doro

Do UOL, no Rio de Janeiro

Representando o Brasil na classe 49er FX feminino da vela, a dupla Martine Grael e Kahena Kunze está consolidada na disputa por medalha. O bom desempenho nesta segunda-feira (15) fez as brasileiras chegarem na 3ª posição em duas regatas, além de um 11º lugar na última prova do dia. A tripulação agora está na terceira colocação da classificação geral.

Faltam três regatas para o final da série classificatória, e as brasileiras somam 46 pontos perdidos (35 com o descarte de um 11º lugar). Atuais campeões mundiais na classe 49er FX, Martine e Kahena estão cinco pontos atrás das espanholas Tamara Dominguez e Berta Moro, que lideram o ranking geral com 43 pontos perdidos (30 após descartar um 13º lugar).

“Tivemos duas regatas muito boas no começo do dia e uma não tão boa no final. mas ainda estamos satisfeitas com o nosso dia. Essa mudança de liderança é normal, espero que amanhã volte a mudar”, afirma Martine Grael, filha do bicampeão olímpico Torben Grael. “Ainda tem três regatas, tem muita água para rolar ainda”, entende.

Originalmente estavam previstas quatro regatas da classe 49er FX feminino nesta segunda-feira, mas o vento fraco em Niterói atrasou bastante o início das disputas, o que adiou a 10ª regata para a terça-feira (16).

Martine e Kahena saíram da primeira regata do dia, a oitava da série, com um ótimo terceiro lugar. O resultado foi repetido na prova seguinte, o que alçou a dupla à liderança da classificação geral. Mas a ponta durou pouco em mãos brasileiras, pois um 11º lugar na última regata do dia derrubou a tripulação à terceira colocação geral.

A tripulação volta ao mar nesta terça-feira (16) para as três últimas regatas da série classificatória. A medal race está prevista para a quarta-feira, a partir das 13h05 (de Brasília).

Disputa de medalhas são adiadas

Tanto a medal race da classe Laser Radial feminino quanto a da Laser – esta disputada por Robert Scheidt –foram transferidas para terça-feira (16). Inicialmente o problema era a falta de vento, e as provas foram atrasadas seguidamente de trinta em trinta minutos. O anúncio do adiamento da Laser foi feito pouco antes de os barcos da Laser Radial irem para a água da Baía de Guanabara na esperança de disputarem a regata. Mas o tempo virou, o vento entrou muito forte e deixou o mar mexido, o que fez a organização da prova finalmente adiar o evento.

Marco e Gabriel com chances de ir à final

Clive Mason/Getty Images
imagem: Clive Mason/Getty Images

O desempenho na classe 49er masculino nem de longe tem sido tão interessante quanto no feminino, mas Marco Grael e Gabriel Borges ainda têm chance de estar na medal race. Eles somaram um 11º, um 17º e um 10º lugar nesta segunda, ficando na décima colocação na classificação geral – são exatamente dez barcos que correm a regata da medalha.

A dupla soma 100 pontos perdidos (81 com o descarte de um 19º lugar) e ainda precisa melhorar nas últimas três regatas da série classificatória para alimentar as chances de pódio, que atualmente são mínimas.

Topo