! Bicampeão no judô, Riner diz que MMA é agressivo e não é exemplo para filho - 15/08/2016 - UOL Olimpíadas

Judô

Bicampeão no judô, Riner diz que MMA é agressivo e não é exemplo para filho

Luiza Oliveira

Do UOL, no Rio de Janeiro

Teddy Riner é um super campeão no judô. Com oito títulos mundiais e dois ouros nos Jogos Olímpicos, é um dos mais importantes atletas da modalidade e praticamente não tem mais objetivos para alcançar. Mas nem por isso cogita uma carreira no famoso MMA. Crítico, ele diz que o esporte é agressivo e que não é exemplo para o filho.

“Não faz parte de meu sentimento. Gosto do judô e deu seus valores. O MMA não é bom para mim e para meu filho. Não é um exemplo porque é muito pesado.  Eu sei que nesse mundo todo mundo gosta do esporte, eu sei”, disse. “Quando digo que não é exemplo quero dizer que é agressivo e violento”.

Riner diz que nunca pensou em deixar o judô e que gosta de vários outros esportes. "MMA não está em meu DNA. Judô é minha vida. Eu amo outros esportes também: futebol, tênis, squash, golfe, basquete. Mas MMA é diferente, não é para mim”.

O judoca francês mais uma vez fez história nos Jogos Olímpicos. Depois de superar na quartas de final o brasileiro Rafael Silva, que viria a conquistar o bronze na repescagem, Riner trilhou seu caminho para o segundo ouro da carreira. Cansado, ele só quer saber de férias antes de começar sua trajetória para Tóquio, que deve ser seu último ciclo olímpico.

“É um sonho. Agora eu só quero férias porque estou muito cansado. Foi uma grande Olimpíada para mim, tive três lesões, muitos problemas, mas o trabalho foi feito”, diz apontando para a medalha de ouro que brilha no peito.

E qual o segredo para tantos títulos? Riner é considerado um atleta forte e alto, mas ele afirma que seu ponto forte é a parte mental.

“Todo mundo diz que eu tenho um físico grande, mas para judô, nesse nível, eu tenho mais características. Porque mentalidade é muito importante. Se você for pequeno, você ganha, não é obrigação ter corpo grande e músculos. É mais importante ter uma cabeça inteligente. Eu sou mais estratégico, existem seis ou oito caras maiores e mais altos. Eu sou um pequeno bebê com uma grande mente’, brinca.

Topo