! Kei Nishikori vence Rafael Nadal e leva bronze na Rio-2016 - 14/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Kei Nishikori vence Rafael Nadal e leva bronze na Rio-2016

Do UOL, no Rio de Janeiro

O japonês Kei Nishikori venceu o espanhol Rafael Nadal na disputa pelo bronze do torneio de tênis individual masculino, neste domingo (14), por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 6/7 (1) e 6/3, na quadra um do Centro Olímpico de Tênis. A decisão pelo ouro, entre o britânico Andy Murray e o argentino Del Potro, será pouco mais tarde.

Nishikori, atual número 7 do mundo, quebrou duas vezes o saque do adversário e fechou com facilidade o primeiro set. Irreconhecível, Nadal, quinto do ranking da ATP, parecia não ter conseguido “trocar a marcha” desde a derrota para Del Potro na semifinal.

No circuito de tênis, após um revés, o jogador deixa o campeonato e tem tempo para se recuperar até o começo da disputa seguinte. Na Olimpíada, mesmo tendo perdido no último sábado, Nishikori e Nadal voltaram à ativa. O japonês se mostrou melhor preparado.

 KEVIN LAMARQUE/REUTERS
imagem: KEVIN LAMARQUE/REUTERS

O desenho do jogo, na segunda parcial, seguiu semelhante. Nadal teve dificuldade para confirmar o seu primeiro serviço – em lance sintomático, com vantagem a favor, pesou a mão em bola fácil e quase acertou a arquibancada. Disperso, também não quebrou o saque do rival, no game seguinte, quando teve a chance – os dois pontos finais foram bolas na rede.

A torcida que lotou a quadra, a princípio fazendo mais barulho por Nadal, ídolo do esporte, logo começou a se dividir para também apoiar o japonês. E ele correspondeu, com quebra de serviço já no terceiro game do set. A vitória de Nishikori estava encaminhada, mas o ex-líder do ranking não se rendeu, levou o duelo para o tie-break com muita luta e empatou.

 KEVIN LAMARQUE/REUTERS
imagem: KEVIN LAMARQUE/REUTERS

Após o apagão, Nishikori recuperou a confiança e a solidez no fundo de quadra para abrir 4/1 na terceira e decisiva parcial. Embora não estivesse em uma tarde inspirada e levasse a pior na maioria dos ralis da linha de base, Nadal tentava compensar suas bolas curtas e alguns erros não forçados com muito esforço e correria. A dedicação, entretanto, não foi suficiente para levá-lo à virada. O japonês não vacilou mais uma vez e fechou em 6/3. 

Fim da "maratona de Nadal", que teve até ouro

Rafael Nadal, entre a última sexta-feira e o sábado, fez três jogos em menos de 24h. Venceu o primeiro, em quartas de final de simples contra Thomaz Bellucci, e o segundo, na final das duplas, ao lado de Marc López, partida que lhe rendeu medalha de ouro. Na sequência, foi derrotado por Del Potro, mas se disse feliz por ter entregado tudo em quadra.

Também na Rio-2016, Nadal desistiu do torneio de duplas mistas, no qual faria parceria com Garbiñe Muguruza, e detonou a quadra um do complexo de tênis do Parque Olímpico, justamente a que recebeu a partida deste domingo. "Nunca havia jogado uma partida tão importante em uma quadra tão ruim", disse, ao jornal Marca.  

Nadal reclamou tanto que foi o "chato oficial" da Rio-2016

Topo