Natação

Phelps traça planos após adeus: cuidar de Boomer e salvar vidas na piscina

Martin BUREAU/AFP
Michael Phelps quer dedicar tempo à família após encerrar a carreira de atleta imagem: Martin BUREAU/AFP

Roberto Oliveira

Do UOL, no Rio de Janeiro

Dono de 28 medalhas olímpicas, entre as quais 23 de ouro, Michael Phelps não voltará atrás da decisão de se aposentar. Neste domingo (14), um dia depois de subir pela última vez no lugar mais alto do pódio, ele reiterou sua aposentadoria – e para não deixar dúvida, afirmou que o Rio de Janeiro, cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016, é o lugar ideal para colocar um ponto final na carreira.

“Eu estou no melhor lugar possível para encerrar minha carreira. Com tudo que aconteceu, é aqui que eu quero encerrá-la”, disse Phelps, que chegou à Rio-2016 tendo que lidar com dúvidas e críticas em relação a sua forma física. 

Ele chegou a anunciar sua aposentadoria após Londres-2012, mas voltou atrás em abril de 2014. Phelps explica que “queria fazer isso da forma correta” quando decidiu retomar a carreira.

As 23 medalhas de ouro de Michael Phelps em 50s

“Não estou dizendo que Londres não foi especial, mas esse foi o jeito que eu queria finalizá-la”, disse, antecipando os próximos passos. “Eu não irei mais competir, mas não é o fim da minha carreira. Eu quero fazer algumas coisas novas”, completou.

Entre elas, Phelps planeja ensinar natação. "Quero ensinar as crianças. Muitas pessoas não sabem nada. Posso ser um salva-vidas. É uma grande paixão minha, ensinar pessoas a nadar."

Baby Boomer

A Olimpíada no Rio é a primeira de Phelps após o nascimento de seu primogênito, Boomer, em 5 de maio deste ano. Desde então, o bebê é figura presente nas arquibancadas no colo da mãe, Nicole. Segundo o nadador, após a Rio-2016, cuidar do filho será sua prioridade.

“A melhor parte [após o fim das competições] foi ficar com minha família. Eu queria segurar meu filho”, disse Phelps, ao contar que trocou a balada por uma boa noite de sono com a família do sábado para o domingo. 

“Ele cresceu tanto… Eu não tinha visto ele por um tempo. É muito legal vê-lo me olhando, rindo. É uma coisa que eu quero, vê-lo crescendo, brincar com ele no quintal, escutar música. Tem muitas coisas que me deixam empolgado, e minha prioridade a partir de agora é estar com ele", afirmou.

"Eles crescem muito rápido. Não quero perder nada. Logo estará na faculdade”, completou, aos risos, pouco antes de deixar sua última entrevista coletiva como nadador profissional. 

"Vocês não me verão de novo por um tempo", despediu-se o maior nome da história dos Jogos Olímpicos. 

Topo