Basquete

Nigéria vence Croácia e embola tudo no basquete; Lituânia nega "entregada"

 Elsa/Getty Images
Jogadores da Lituânia cabisbaixos após derrota para a Espanha imagem: Elsa/Getty Images

Fábio Aleixo

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Nigéria aprontou para cima da Croácia e embolou a disputa no grupo B do torneio masculino de basquete da Rio-2016. A seleção africana ganhou por 90 a 76 na Arena Carioca 1. A vitória é uma má notícia para o Brasil, pois coloca a Nigéria na briga por uma vaga para as quartas de final.

Para isto, precisa ganhar do Brasil no primeiro jogo da rodada de segunda-feira (14h15) e torcer para a Lituânia bater os croatas no jogo das 22h30. Já o Brasil precisa vencer a Nigéria e torcer por uma derrota da Espanha contra a Argentina, na partida que começa às 19h.

A rodada do sábado teve, além da zebra nigeriana, uma derrota do Brasil para a Argentina após duas prorrogações - os argentinos garantiram classificação. E uma incrível vitória por 50 pontos de diferença da Espanha sobre a Lituânia, que já tinha vaga garantida.

Com a combinação de resultados, os lituanos fugiram de um possível confronto com os Estados Unidos antes da final. Serão primeiros ou terceiros no grupo. O revés da forma que aconteceu para uma seleção que vinha invicta até então gerou uma onda de críticas da internet e a suspeita de que os lituanos entregaram a partida de forma proposital. 

Após o jogo, o técnico Jonas Kazlauskas descartou qualquer possibilidade de entregada para fugir dos EUA até a decisão.

"Fomos muito mal. É a segunda pior derrota de nossa história e estou envergonhado. Não sei explicar o que aconteceu. Os jogadores, talvez, tenham começado a partida muito relaxados após as três primeiras vitórias."

Em 2012, na Olimpíada de Londres, a Espanha perdeu para o Brasil na última rodada e ao sair terceira colocada da chave também evitou os Estados Unidos até a decisão. Na ocasião, os espanhóis acabaram com a medalha de prata. Eles também negaram a suposta entrega no jogo da primeira fase contra o Brasil.

No grupo B, há poucas certezas.

A rodada decisiva, segunda, começa com Brasil x Nigéria. Uma vitória brasileira classifica a Croácia e deixa a Espanha contra a parede. Os medalhistas de prata em Pequim-2008 e Londres-2012 teriam de vencer a Argentina para evitar a eliminação e passar de fase na segunda posição. Só que os argentinos, apesar de classificados, podem, em caso de derrota, acabar em quarto lugar no grupo e ter de enfrentar os EUA nas quartas. 

Não haveria em nenhuma hipótese, portanto, desinteresse dos argentinos na partida contra os espanhóis.

Já uma vitória da Nigéria no primeiro jogo iria classificar a Espanha automaticamente. E aí seria a Croácia que jogaria com a obrigação da vitória contra a Lituânia no último jogo para não ser eliminada.

Veja abaixo alguns cenários, dependendo dos resultados da última rodada:

Brasil - para entrar em quarto lugar, precisa vencer a Nigéria e torcer por derrota espanhola

Nigéria - para entrar em quarto lugar, precisa vencer o Brasil e torcer por derrota croata

Espanha - se vencer a Argentina, entra em segundo lugar independente dos outros jogos; se perder, será: eliminada caso o Brasil tenha vencido; terceira, caso Nigéria e Lituânia vençam; quarta colocada caso Nigéria e Croácia vençam

Argentina - está classificada, mas pode ocupar todas as posições do grupo. Se vencer a Espanha, entra em primeiro (caso Croácia vença o último jogo) ou segundo (caso Lituânia vença); se perder seu jogo, a Argentina será terceira (caso Lituânia vença) ou quarta colocada (caso Croácia vença)

Lituânia - está classificada e não é afetada pelos outros jogos. Se bater a Croácia, será primeira do grupo; se perder, será a terceira

Croácia - se vencer a Lituânia, entra em primeiro ou segundo lugar; se perder, no entanto, será: eliminada caso a Nigéria tenha vencido o Brasil; terceira, caso Brasil e Argentina vençam; quarta colocada caso Brasil e Espanha vençam

 

 

Topo