! Brasileiro luta bem, mas é eliminado por turco no boxe da Rio-2016 - 14/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Brasileiro luta bem, mas é eliminado por turco no boxe da Rio-2016

Eduardo Ohata

do UOL, no Rio de Janeiro

Nem mesmo os tradicionais gritos de "uh, vai morrer" foram capazes de empurrar Joedison "Chocolate" Teixeira neste domingo. Na Arena Riocentro, o pugilista brasileiro da categoria meio-médio ligeiro (64 kg) lutou bem, mas sentiu falta de gás e foi superado pela agressividade do turco Batuhan Gozgec, que venceu por decisão unânime (29-28) e avançou às quartas de final dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

"Achei a luta complicada, ele veio para cima, sabia que eu não tinha feito nenhuma luta esse ano", disse Joedison sobre a postura mais agressiva do turco. "Não consegui me recuperar da luta contra o algeriano", completou, lembrando sua estreia na Rio-2016.

"Chocolate não fez nenhuma luta esse ano. Ele foi atropelado por uma moto, e teve a cirurgia no olho este ano. Seu primeiro sparring (treino de combate) foi no dia 20 de junho... Faltou gás", disse Mateus Alves, técnico do pugilista.

Agora, nas quartas de final, o turco encara o alemão Artem Harutyunyan, que venceu por decisão dividida seu combate.

"CHOCOLATE" LUTA BEM, MAS PERDE GÁS NO FINAL

O turco começou de forma agressiva o primeiro round, tentando pressionar o brasileiro nas cordas. Com golpes fortes, conseguiu furar a guarda do brasileiro em alguns momentos, levando vantagem na primeira parcial. Dois juízes, no entanto, acharam que Joedison teve um desempenho melhor, dando 10-9 ao pugilista verde-amarelo.

No segundo assalto, Batuhan veio com muita "sede ao pote", levou um cruzado e se desequilibrou. Joedison, com mais precisão, se esquivava dos ataques e colocava bons golpes no contra-ataque. Ao final, mais uma vez, os juízes pontuaram de outra maneira e deram, por unanimidade, vitória ao turco.

No último e decisivo assalto, "Chocolate", como é conhecido o brasileiro, trocou boas sequências com o turco, que foi mais agressivo, mas sentiu falta de gás na parte final da luta e acabou eliminado com uma derrota por decisão unânime. 

O apelido de "Chocolate" veio de um treinador que brincava ao dizer que o estilo de luta de Joedison era parecido com o do ex-pugilista cubano "Kid Chocolate".

Topo