Relatos das provas

Atualizada em 13.08.2016 22h13

Brasileiro de 19 anos faz história, mas é eliminado no badminton

André Durão/NOPP
Ygor Coelho de Oliveira perdeu para o irlandês Scott Evans por 2 sets a 1 imagem: André Durão/NOPP

Eduardo Ohata

Do UOL, no Rio de Janeiro

Assim que entrou em quadra, Ygor Coelho de Oliveira fez história no badminton. Aos 19 anos, o jovem se tornou o primeiro brasileiro a disputar uma partida olímpica da modalidade – de quebra, ainda foi o único a vencer um game. A vitória, porém, não veio – Ygor acabou derrotado pelo irlandês Scott Evans, por 2 a 1.

Número 68 do mundo, Ygor entrou no Pavilhão 4 do Riocentro muito aplaudido pelo público presente. Muito nervoso com a estreia, o brasileiro não conseguiu fazer frente a Evans no primeiro game, perdendo por 21 a 8. A cada ponto seu, no entanto, o público ia ao delírio.

No segundo game, um Ygor mais tranquilo pressionou o irlandês e chegou a abrir 10 pontos de vantagem. A experiência do atleta de 28 anos fez com que a diferença caísse para apenas dois pontos. Ainda assim, o brasileiro conseguiu fechar o game em 21 a 19.

Mais experiente, Evans conseguiu conter a euforia vindo da arquibancada no terceiro set. Logo de início, o irlandês conseguiu abrir uma boa vantagem e não permitiu uma reação ao brasileiro. Vitória por 21 a 8.

A arquibancada da partida contou com jovens do projeto Miratus, da comunidade da Chacrinha, no Rio de Janeiro, onde Ygor foi revelado para o esporte. Em todo saque do irlandês, muitas vaias eram ouvidas, e gritos de “eu acredito” explodiam a cada ponto brasileiro.

“Sinto-me muito feliz. Todo mundo está aqui me apoiando. Joguei bem o segundo set por causa da torcida, estava muito nervoso no primeiro set”, afirmou Ygor, ao “Sportv”. 

Ao confirmar sua vitória, Evans Scott arrancou a camisa e começou a gritar para provar a torcida. No mesmo instante, uma chuva de vaias surgiu da arquibancada.

Mais tarde, no entanto, Scott elogiou o público presente. "Vou me lembrar para sempre da atmosfera no ginásio e contar para meus netos", afirmou. "Foi uma grande honra jogar em frente a um público como esse, vou me lembrar para o resto da vida e contar para meus filhos".

Ele, inclusive, negou que tenha provocado a torcida. "Não desafiei a torcida (ao tirar a camisa e fazer gestos). Estava alegre por vencer, pelos meus amigos e pela minha família".

A derrota elimina Ygor dos Jogos Olímpicos e classifica o irlandês Evans Scott – na fase de grupos, apenas um atleta entre os três da chave avançam. O brasileiro, no entanto, ainda tem mais uma partida na competição: no domingo (14), ele enfrenta o alemão Marc Zwiebler, às 15h55 (de Brasília).

Apesar de ser o primeiro brasileiro a disputar uma partida de badminton nos Jogos Olímpicos, Ygor Oliveira não é o primeiro representante do país a alcançar tal feito. Antes dele, Lohaynny Vicente participou da chave de simples feminino da competição, perdendo os dois duelos que disputou.

Topo