! Puig exalta orgulho latino após ouro: "Defendo a América Latina até morrer" - 13/08/2016 - UOL Olimpíadas

Tênis

Puig exalta orgulho latino após ouro: "Defendo a América Latina até morrer"

Mauricio Stycer

Do UOL, no Rio de Janeiro

Monica Puig, 34ª colocada no ranking feminino, escreveu o capítulo mais bonito de sua trajetória no tênis neste sábado. A porto-riquenha surpreendeu a alemã Angelique Kerber, número 2 do mundo, e levou a medalha de ouro na Olimpíada. Nascida em San Juan, ela mora em Miami desde que tinha um ano de idade e não decorou completamente o hino de Porto Rico, mas ressaltou o orgulho que sente por defender o pequeno país caribenho.

"Vou representar a América Latina até que morra. Sou a prova para a mulher latina que é possível ser bem sucedida se tentar", contou. "Treino em Miami. Mas sempre fui 100% fiel ao lugar onde nasci. Tenho parentes lá e sempre vou lá. É meu lugar favorito para ir. Minha família, lá, sempre me deu muito carinho e apoio".

A "Pica Power", como é conhecida em Porto Rico, só havia vencido um jogo contra top 10 na vida até chegar ao Rio de Janeiro. Na campanha do ouro, além de Kerber, ela bateu a espanhola Garbiñe Muguruza, quarta colocada na lista da WTA. Puig foi embalada pelos gritos de "sí, se puede" durante a decisão.

"É incrível ter feito história, isso vale ouro", declarou. "Só ouvi o 'sí, se puede'. Eles me ajudaram a acreditar, estavam lá por mim. Fiquei muito orgulhosa desse apoio dos porto-riquenhos".

Puig, que falou em inglês e espanhol na entrevista coletiva concedida após a decisão, entrou para a história de Porto Rico por ser a primeira atleta do país – seja homem ou mulher – a levar uma medalha de ouro em uma Olimpíada. Antes dela, uma mulher porto-riquenha sequer havia alcançado um bronze ou uma prata.

“Ela mereceu”, admite Kerber

Kerber reconheceu a superioridade de Puig ao longo da partida. Com um estilo de jogo agressivo, a porto-riquenha incomodou bastante a adversária com golpes firmes com sua esquerda de duas mãos. Segundo a alemã, o fato de "Pica Power" não entrar pressionada em quadra a favoreceu.

"Esperava um jogo difícil. Ela jogou bem toda a semana e hoje acho que jogou o melhor tênis da carreira dela. A sorte estava do lado dela hoje", disse. "Ela veio para cá sem pressão e jogou muito. Não tinha nada a perder. Eu sabia que ela é uma grande jogadora. Ela mereceu".

Kerber disse que esperava a medalha de ouro, mas ressaltou seu orgulho por levar a prata para a Alemanha.

"Não é a medalha que eu sonhava, mas é a prata. E eu queria muito, ao vir para cá, ganhar uma medalha. Estou orgulhosa", afirmou.

Ela explicou que um desconforto nas costas a levou a solicitar atendimento médico duas vezes durante a decisão. Entretanto, fez questão de não atribuir a derrota ao problema físico.

"Estava com um desconforto, mas não perdi o jogo por isso. Isso que me dói. Sempre vou para a quadra para dar tudo, e dei, mas ela foi melhor", destacou.

Topo