Judô

Judoca egípcio que não cumprimentou rival se explica: "Não é meu amigo"

Markus Schreiber/AP
Judoca Islam El Shehaby se recusa a cumprimentar israelense Or Sasson imagem: Markus Schreiber/AP

Do UOL, em São Paulo

O atleta egípcio Islam El Shehaby, que causou polêmica ao não cumprimentar o israelense Or Sasson após o embate entre eles nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, se manifestou neste sábado (13) para explicar o que motivou a sua atitude.

De acordo com o atleta, nenhum protocolo estabelecido pela Federação Internacional de Judô foi quebrado, já que ele não é obrigado a cumprimentar o rival após o duelo. Ainda segundo Shehaby, por todos os conflitos históricos que envolvem Egito e Israel, ele não poderia apertar a mão do adversário.

“Apertar as mãos do adversário não é uma obrigação escrita nas regras do judô. Isso acontece entre amigos, e ele não é meu amigo. Eu não tenho problemas com o povo judeu ou qualquer outra religião e crenças diferentes. Mas, por razões pessoais, você não pode me pedir para apertar a mão de ninguém daquele país, especialmente em frente ao mundo todo”, declarou o atleta, em entrevista ao site “L´Esprit du Judo”.

De acordo com outra publicação, desta vez do jornal “The Jerusalem Post”, Shehaby teria perdido de propósito para Or Sasson como uma espécie de “protesto silencioso”, uma vez que ele teria sido obrigado a participar dos Jogos Olímpicos pelo presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi.

Ainda de acordo com o jornal, Shehaby é o atleta que mais repudia Israel. Por conta dos boatos que estão circulando nas redes sociais e da atitude do atleta, o Comitê Olímpico Egípcio prometeu investigar a situação e irá anunciar sua posição nas próximas 48 horas. 

Topo