Canoagem

Estado de técnico alemão é "muito, muito sério" após traumatismo craniano

Getty Images

Do UOL, em São Paulo

Segue muito grave o estado de saúde de Stefen Henze, técnico alemão da canoagem slalom que sofreu acidente automobilístico na madrugada da última sexta-feira (12). Segundo o médico Bernd Wolfarth, as condições do medalhista olímpico em Atenas-2004 não mudaram até a manhã deste sábado.

“É uma lesão muito, muito séria. Uma condição que exige tratamento por toda a vida, temos que dizer isso”, reconhece Wolfarth, um dos responsáveis pela assistência dada a Henze no Rio de Janeiro.

Outro dos doutores, Caspar Grimm, cirurgião especialista em traumas neurológicos, evita adiantar as consequências do acidente. “Precisamos esperar as próximas horas para divulgar informações mais precisas”, resume.

O alemão voltava à Vila dos Atletas quando o táxi em que estava chocou-se contra um poste. O motorista Artur de Almeida Campos fugiu do local, mas acabou autuado pela polícia. Henze estava acompanhado de outro integrante da comissão técnica da canoagem alemã, Cristian Katini, que sofreu apenas ferimentos leves. Em nota oficial, o Comitê Olímpico do país admite que “os traumas na cabeça ameaçam a sua vida”.

Campeão mundial em 2003, Henze conquistou a medalha de prata na categoria C2 da canoagem slalom nos Jogos Olímpicos de Atenas, no ano seguinte. Ele está na Rio-2016 como parte integrante da comissão técnica alemã na modalidade.

Topo