Basquete

Espanha bate Lituânia, e Brasil dependerá de Argentina para se classificar

Elsa/Getty Images
No último quarto, Espanha atropela a Lituânia imagem: Elsa/Getty Images

Fábio Aleixo

Do UOL, no Rio de Janeiro

A seleção brasileira masculina de basquete já não depende mais de suas próprias forças para conseguir a classificação para as quartas de final da Olimpíada do Rio.

Com a vitória da Espanha sobre a Lituânia por 109 a 59, na noite deste sábado, o Brasil precisará agora bater a Nigéria e torcer que a Argentina derrote os espanhóis na última rodada, marcada para segunda-feira. 
 
No momento, a Espanha tem duas derrotas e duas vitórias (6 pontos), enquanto a equipe nacional ganhou uma e perdeu três (5). 
 
Caso as duas seleções terminem empatadas ao fim das cinco rodadas, o Brasil terminará em quarto lugar do Grupo B por levar vantagem no confronto direto - fez 66 a 65 sobre a Espanha. Com esta posição, o rival na quartas de final deverão ser os Estados Unidos. 
 
O time do técnico Rubén Magnano se colocou nesta situação delicada após ser batido por 111 a 107 pela Argentina após duas prorrogações.
 
Na segunda-feira, o jogo entre Brasil e Nigéria será às 14h15 (de Brasília), enquanto Espanha e Argentina duelam às 19h.
 
Com a derrota deste sábado, a Lituânia só poderá ser primeira ou terceira da chave, o que significa escapar de um cruzamento com os Estados Unidos até a final caso os americanos confirmem a primeira posição do Grupo A.
 

Veja abaixo alguns cenários, dependendo dos resultados da última rodada:

Brasil - para entrar em quarto lugar, precisa vencer a Nigéria e torcer por derrota espanhola

Nigéria - para entrar em quarto lugar, precisa vencer o Brasil e torcer por derrota croata

Espanha - se vencer a Argentina, entra em segundo lugar independente dos outros jogos; se perder, será: eliminada caso o Brasil tenha vencido; terceira, caso Nigéria e Lituânia vençam; quarta colocada caso Nigéria e Croácia vençam

Argentina - está classificada, mas pode ocupar todas as posições do grupo. Se vencer a Espanha, entra em primeiro (caso Croácia vença o último jogo) ou segundo (caso Lituânia vença); se perder seu jogo, a Argentina será terceira (caso Lituânia vença) ou quarta colocada (caso Croácia vença)

Lituânia - está classificada e não é afetada pelos outros jogos. Se bater a Croácia, será primeira do grupo; se perder, será a terceira

Croácia - se vencer a Lituânia, entra em primeiro ou segundo lugar; se perder, no entanto, será: eliminada caso a Nigéria tenha vencido o Brasil; terceira, caso Brasil e Argentina vençam; quarta colocada caso Brasil e Espanha vençam

 

Topo