! Bolt diz estar recuperado, mas se sente um "pouco lento" no início dos 100m - 13/08/2016 - UOL Olimpíadas

Atletismo

Bolt diz estar recuperado, mas se sente um "pouco lento" no início dos 100m

Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

Quem olhasse para o semblante de Usain Bolt pouco antes de sua primeira eliminatória nos 100 m rasos nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro poderia perceber sua preocupação. Sua saída, como de hábito, foi lenta, mas ele não teve que fazer esforço para ganhar e marcar 10s07. Ao final, o rosto estava relaxado e a risada solta: não sentiu nada na perna direita e terminou com a quarta melhor marca do dia, mas visivelmente "tirou o pé" no fim. 

Na área de imprensa, tratou de organizar os profissionais para poder dar entrevista. "Você para o lado, você para trás, duas perguntas". Mais à frente, respondeu quase todas as perguntas com risadas. "Eu estou me sentindo bem, estou feliz. Fui o primeiro então estou feliz. Agora é executar melhor o movimento", explicou.

Afirmou que sua perna direita está bem. Ele causou apreensão ao abandonar a seletiva jamaicana de atletismo com uma lesão na coxa esquerda em julho. A decisão de deixar a competição interna foi tomada para poupar o músculo avariado de um desgaste ainda maior, mas levantou dúvidas. Desde então, o jamaicano só voltou a correr uma vez, em Londres, na etapa inglesa da Liga Diamante, mas só nos 200 m.

Se por um lado está recuperado, por outro Bolt reconheceu que seu início não foi o melhor. "Eu me senti um pouco lento", contou. Atribuiu isso ao fato de a corrida ser de manhã, horário a que não está acostumado a correr em campeonatos. Mas espera melhorar com um ritmo mais forte nas semifinais, até porque seu principal rival, Justin Gatlin, mostrou força: finalizou o dia com o melhor tempo 10s01. O americano tem o melhor tempo do ano na prova com 9s80.

"Definitivamente, será uma boa semifinal. Há muitos caras que estão correndo rápido. Isso é bom porque te faz correr, e faz ganhar velocidade", analisou. "Meu objetivo é sempre ganhar. É para isso que estou aqui. Meu foco é sempre conseguir o meu melhor e executar da melhor forma possível. Amanhã farei o que tenho que fazer." 

As semifinais dos 100 m rasos serão realizadas a partir das 21h (de Brasília) deste domingo. O marfinense Ben Youssef Meite (10s03) e o canadense Andre de Grasse (10s04) também correram mais rápido do que Bolt e ficaram em segundo e terceiro, respectivamente.

Um dia de festa e eliminação brasileira

O sábado foi um dia de festa para o público que lotou o Engenhão em uma manhã de sábado de sol no Rio de Janeiro. Maior astro a Olimpíada ao lado de Michael Phelps, o jamaicano não decepcionou e, além de já dar uma amostra do que virá nas próximas baterias, mostrou sua simpatia tradicional. Apesar de estar extremamente concentrado.

Bolt chegou a pedir silêncio na hora da largada e foi prontamente atendido. Momento logo interrompido pelos primeiros 10 segundos do homem mais rápido do mundo desfilando pelas pistas cariocas como um raio.

Mas nem tudo foi festa para o Brasil nos 100 m. Vitor Hugo dos Santos marcou 10s36 na última bateria e foi eliminado, terminando em 48º.

Jamaica pode conquistar hoje o ouro nos 100 m; e não será com Usain Bolt

Topo