Relatos das provas

Rafael Silva vence holandês na repescagem e disputará o bronze

Toru Hanai/Reuters
Rafael Silva vence holandês Roy Meyer na repescagem do judô imagem: Toru Hanai/Reuters

Bruno Doro

Do UOL, no Rio de Janeiro

Rafael Silva, o Baby, voltou ao tatame nesta sexta-feira (12) na busca para conquistar o bronze na Rio-2016 após ter sido derrotado por Teddy Riner nas quartas de final. Contra o holandês Roy Meyer, terceiro do mundo, Baby venceu graças a dois shidos recebidos pelo adversário. 

Baby buscou derrubar Roy Meyer durante toda luta, mas sem sucesso. O adversário quase não ofereceu perigo, no entanto, e logo sofreu a primeira penalidade. Logo depois, os dois lutadores receberam shidos.  

Além do bronze em Londres-2012, Rafael Baby tem como resultados mais expressivos a prata no Mundial de 2013 e o bronze no de 2014. Com 2,03 m e 160 kg, o peso-pesado do judô sempre se deu bem em sua categoria, mas vem de uma lesão grave e tem uma chave difícil como desafio.

A equipe de judô do Brasil iniciou as disputas no Rio de Janeiro cercada de expectativa, mas em seis dias tem até agora duas medalhas: o ouro conquistado por Rafaela Silva e o bronze por Mayra Aguiar. Felipe Kitadai, Charles Chibana, Alex Pombo, Victor Penalber, Tiago Camilo, Rafael Buzacarini, Sarah Menezes, Érika Miranda, Mariana Silva e Maria Portela se despediram sem pódio.

Quando o COB (Comitê Olímpico do Brasil) fez o planejamento para que o país chegasse ao top-10 do quadro de medalhas, pensou em cinco medalhas vindas dos tatames. Porém, não será possível igualar a projeção. Além de Rafael Silva, que busca a primeira medalha masculina para os judocas no Rio,  Maria Suelen Altheman fecha a participação brasileira nesta sexta-feira.      

Topo