Judô

Por que Teddy Riner fez sinal de silêncio após conquistar o bi olímpico

Getty Images
Teddy Riner faz sinal de silêncio após conquistar bicampeonato olímpico imagem: Getty Images

Bruno Doro

Do UOL, no Rio de Janeiro

O maior atleta do judô da atualidade conquistou sua segunda medalha de ouro, levantou o dedo e fez sinal de silêncio. Não, Teddy Riner não perdeu a paciência com a torcida brasileira. O gesto foi uma resposta aos que duvidavam que o atleta, oito vezes campeão mundial, poderia conquistar mais uma vez os Jogos Olímpicos.

Não que ele não tenha sido vaiado. Primeiro foi a torcida brasileira. Nas quartas de final, ele derrotou Rafael Silva, que viria a conquistar o bronze na repescagem. Gritando muito, a arquibancada abafou os gritos de “Allez Teddy” dos muitos franceses que estavam na Arena Carioca 2.

Depois, foram os israelenses. Mesmo em menor número, gritaram muito na semifinal. O fato de Or Sasson ter derrubado o francês, sem conseguir uma pontuação, ajudou a conquistar ainda mais gritos. Afinal, brasileiros adoram uma zebra.

A decisão também teve gritos. Desta vez, dos japoneses. Rivalizando em número com os muito franceses, eles gritaram a todo tempo Nihon (Japão em japonês). Os brasileiros, mais uma vez, adotaram o lado mais fraco. Alguns, é verdade, gritaram Ippon, Ippon, confundindo o golpe perfeito com os gritos orientais.
 

Baby quase não foi à Olimpíada. Mas se superou duas vezes para levar o Bronze

Topo