Relatos das provas

Equipe de esgrima masculina perde para a Itália e é eliminada da Rio-2016

KIRILL KUDRYAVTSEV/AFP
Brasileiro Guilherme Toldo (à esquerda) joga contra italiano Giorgio Avola nas quartas de final por equipes imagem: KIRILL KUDRYAVTSEV/AFP

Do UOL, em São Paulo

O Brasil participou nesta sexta-feira (12) das quartas de final da esgrima. Na classe florete, Ghislain Perrier, Guilherme Toldo e Henrique Marques entraram em ação contra os italianos Andrea Cassara, Giorgio Avola e Daniele Garozzo, na Arena Carioca 3. No entanto, os brasileiros não conseguiram conter a superioridade dos italianos, que ganharam por 45 a 27 e avançaram para a semifinal do torneio.

O primeiro combate foi entre Ghislain Perrier e Andrea Cassara. Após um toque simultâneo, em que não foram contados pontos para nenhum dos atletas, Perrier conseguiu tocar o tronco do adversário e abrir 1 a 0. Em desvantagem, Cassara partiu para cima do brasileiro, que em belo contragolpe fez 2 a 0. Cassara, então, conseguiu diminuir a diferença ao aproveitar um erro de movimentação do brasileiro e, em uma saída da área de competição, o italiano empatou a partida. A tônica da partida seguiu a mesma: Perrier marcou 3 a 2, Cassara empatou a partida, mas então o brasileiro conseguiu se impor e fechou a primeira rodada em 5 a 3.

O segundo atleta a competir foi Henrique Marques, que enfrentou Daniele Garozzo. E o duelo começou da mesma forma que o anterior, com um toque simultâneo que não concedeu pontos a nenhum dos atletas. Porém, o primeiro a pontuar foi o italiano, que ampliou a vantagem para 2 a 0 em apenas 30 segundos. Com problemas no deslocamento, Marques não conseguia superar o ímpeto de Garozzo, que abriu 5 a 0. A placar já dava ampla vantagem para o italiano quando Marques conseguiu dois pontos consecutivos e deixou a partida em 6 a 2. Quando o duelo entre Garozzo e Marques acabou, a Itália havia passado à frente no placar geral e vencia por 10 a 7.

O terceiro duelo aconteceu entre Guilherme Toldo e Giorgio Avola. O brasileiro começou bem a partida e pontuou primeiro, mas logo o italiano conseguiu a virada e ampliou para 3 a 1. Toldo teve problemas para tocar o rival, tendo tido dois golpes desconsiderados pelos árbitros. No fim, o duelo terminou 5 a 2 para Avola, que ampliou a vantagem italiana no placar geral para 15 a 9.

Na segunda rotação, Henrique Marques enfrentou Andrea Cassara, e a partida começou melhor para o brasileiro, que abriu o placar, mas logo o atleta italiano empatou a partida em 1 a 1. Marques chegou a abrir 3 a 1, mas Cassara se recuperou e empatou a partida. Em um movimento ousado, Marques conseguiu se manter dentro da área de combate e tocar o tronco do adversário, fazendo 4 a 3. Porém, Cassara novamente empatou a partida e conseguiu a virada, fechando o combate e mantendo a Itália à frente no placar geral: 20 a 13.

Ghislain Ferreira voltou para a área de competição para enfrentar Giorgio Avola. O primeiro a pontuar foi o italiano, que aproveitou brecha deixada pelo brasileiro em um movimento de ataque, mas logo a partida voltou a ficar empatada após ponto do brasileiro. O bom desempenho de Ghislain na primeira rotação se repetiu na segunda, com o duelo terminando empatado em 4 a 4 após o término dos três minutos que limitam o embate. No geral, o placar ficou 24 a 17.

Para fechar a segunda rotação, Guilherme Toldo entrou em ação contra Daniele Garozzo. Melhor atleta da delegação da esgrima em florete, Toldo teve dificuldade contra Garozzo, que é o segundo no ranking mundial da modalidade. Com muita agilidade, o italiano teve tranquilidade para abrir 4 a 1 sobre o brasileiro. Contudo, na reta final do duelo, Toldo recuperou o ritmo e marcou dois pontos em sequência. Com bom tempo de entrada, Garozzo acelerou o ritmo no fim e fechou em 6 a 3, ampliando a vantagem geral da Itália para 10 pontos: 30 a 20.

Na terceira e última rotação, Henrique Marques começou enfrentando Giorgio Avola. Atuando com base de canhoto, Marques teve dificuldade para atuar contra Avola, que aproveitou o posicionamento do corpo do rival para aplicar golpes rápidos. Com isso, o italiano não teve dificuldade para abrir 5 a 1 sobre o brasileiro. Com isso, a Itália disparou no placar: 35 a 21.

Guilherme Toldo voltou a área de combate para enfrentar Andrea Cassara. Com ampla vantagem no placar geral, os italianos partiram para o combate franco visando encerrar de vez o confronto. Porém, o italiano encontrou um aguerrido brasileiro, que dificultou as ações durante todo o período. Toldo sofreu o primeiro ponto, mas logo conseguiu empatar a partida. A tônica do combate foi a mesma, com o italiano abrindo vantagem e o brasileiro igualando a partida, que terminou em 5 a 5. No placar geral, a Itália continuava em vantagem: 40 a 26.

O último duelo da terceira rotação foi entre Ghislain Perrier e Daniele Garozzo. O brasileiro chegou a abrir o placar, mas logo o italiano empatou a partida em 1 a 1 e colocou a Itália à frente no placar ao marcar outros quatro pontos em sequência, encerrando a partida com vitória para os europeus por 45 a 27. 

Disputa

A esgrima é disputada em três categorias: espada, florete e sabre. No florete, apenas o tronco e a parte frontal do pescoço podem ser tocados. 

Quando o toque é realizado e o ponto marcado, um sensor ligado ao atleta que fez o ataque dispara, emitindo luzes e um som.

O objetivo das disputas por equipe é marcar 45 pontos durante nove períodos de três minutos. Os integrantes do time, formado por três atletas, se revezam. É preciso ter um jogo com cada oponente.

O período pode terminar antes dos três minutos, se forem atingidos múltiplos de cinco. Sendo 5 no primeiro, 10 no segundo, 15 no terceiro, e assim por diante, até a nona etapa, com 45.

Topo