Canoagem

Acidente de carro deixa integrante da canoagem alemã em estado grave

Getty Images
Markus Becke e Stefan Henze (dir) na cerimônia do pódio na Olimpíada de Atenas, em 2004 imagem: Getty Images

Agência Brasil

Um acidente automobilístico na madrugada desta sexta-feira (12) deixou um integrante da equipe de canoagem alemã em estado grave no Rio de Janeiro. Prata em Atenas-2004, Stefan Henze sofreu traumatismo craniano e foi encaminhado ao hospital, onde passou por operação e segue internado em estado delicado.

Henze, de 35 anos, voltava à Vila dos Atletas quando o táxi onde estava colidiu com outro automóvel. O acidente aconteceu na Avenida das Américas e o motorista responsável pela colisão fugiu. O alemão foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, que o levou ao Hospital Municipal Lourenço Jorge. Outro técnico alemão, Cristian Katini, também estava no carro, mas não sofreu ferimentos graves e recebeu alta após ser submetido a exames.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Stefan Henze foi submetido a uma cirurgia neurológica e tem estado de saúde muito grave.

Campeão mundial em 2003, Henze conquistou a medalha de prata na categoria C2 da canoagem slalom nos Jogos Olímpicos de Atenas, no ano seguinte. Ele está na Rio-2016 como parte integrante da comissão técnica alemã na modalidade.

Questionado sobre o assunto em entrevista coletiva concedida nesta sexta, o diretor de comunicações do Comitê Rio-2016, Mario Andrada, garante que Henze está recebendo assistência da organização. "A Rio 2016 está dando todo o apoio necessário para eles e para a delegação da Alemanha", afirma.

A Polícia Militar soltou uma nota sobre o acidente envolvendo Stefan Henze e informou que não foi constatada presença de álcool no exame do motorista de táxi:

Policiais Militares do 31° BPMERJ, no dia 12-08-2016, por volta das 05h 12min, compareceram à Av. das Américas, altura do n°500, local de acidente de trânsito.
A ocorrência foi apresentada nesta 16ª Delegacia de Polícia.
O autor foi qualificado como o nacional Artur de Almeida Campos, condutor do veículo táxi RJ- LLR-7205, as vítimas os cidadãos alemães Christian Kading (setor administrativo) e Stefan Henze (treinador da equipe técnica de canoagem). Ambos trabalhando nas olimpíadas.
As vítimas foram conduzidas ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, sendo que Stefan Henze foi transferido posteriormente para o Hospital Miguel Couto.
Artur de Almeida Campos foi conduzido ao IML e o exame de alcoolemia constatou que ele não se encontrava sob o efeito de álcool.
O condutor do veículo informou que as vítimas acionaram o táxi, por volta das 04h40min., pelo sinal de praxe, na altura do bar "resenha".
Investigações seguem na 16ª Delegacia de Polícia.

Topo