Suíça comemora primeiro ouro com tapete vermelho e atleta blindado
O Baixo Suíça, casa que serve de sede para turistas e atletas suíços que estão no Brasil para os Jogos Olímpicos, estava em festa por causa do ouro conquistado pelo ciclista Fabian Cancellara na prova de estrada contrarrelógio. Esta foi a primeira medalha da Suíça na Rio-2016.
Recebido no espaço às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas com tapete vermelho e badaladas de sinos, Cancellara foi blindado pela equipe de apoio, que dificultou a aproximação de jornalistas de outros países. Um jornal brasileiro que havia ido até o espaço com a promessa de conseguir entrevistá-lo foi barrado.
Em um rápido e muito disputado momento, emissoras de diversos países se alternaram para falar com o atleta em uma pequena e improvisada coletiva de imprensa feita no palco armado para a celebração na noite desta quarta-feira (10). O ciclista respondeu a maioria das perguntas em alemão, uma das quatro línguas oficiais da Suíça, e não houve tradução para qualquer outra língua. Depois da entrevista, jornalistas tentaram novas aproximações, mas a organização do atleta só permitiu que suíços conversassem com Cancellara.
Essa é a segunda vez que o tetracampeão mundial na categoria vence a prova olímpica. Em 2008, em Pequim na China, o ciclista também subiu no degrau mais alto do pódio. Até agora a Suíça acumula duas medalhas no quadro geral. Na terça-feira (9) a atleta Heidi Diethelm Gerber conquistou o bronze no tiro esportivo na categoria 25 m.