Relatos das provas

Medalhista no Pan no badminton estreia na Rio-2016 com derrota para indiana

Eduardo Knapp/Folhapress
Lohaynny Vicente perdeu em sua estreia na Rio-2016 para Saina Nehwal imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Eduardo Ohata

Do UOL, no Rio de Janeiro

Representante brasileira no badminton feminino, Lohaynny Vicente, estreou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (11) contra a indiana Saina Nehwal e acabou derrotada por 2 games a 0 (duplo 21-17). Agora, a atleta enfrentará a ucraniana Maria Ulitina, outra integrante do grupo G, no próximo sábado (13), às 11h55 (de Brasília).

Desde o início da partida, a torcida presente no pavilhão 4 do Riocentro incentivou bastante a brasileira, que sentia o gosto de ser uma estrela, mesmo em um esporte que não é popular no Brasil. Dentre os torcedores estavam vários garotos do programa Miratus, da Comunidade da Chacrinha, onde a atleta foi revelada e para quem conseguiu ingressos.

Ygor Oliveira, colega de seleção de Lohaynny, era um dos torcedores mais ativos na arquibancada, já prevendo o clima que encontrará quando for estrear no torneio.

“Estou arrepiado só de pensar que vou viver este momento”, revelou o atleta.

No primeiro game, Lohaynny se moveu mais rápido que a adversária e teve poucos erros. Já a adversária parecia incomodada com o barulho da torcida e cedia mais pontos para a brasileira. Contudo, após um set disputado, Nehwal se recuperou, abriu três pontos de vantagem e fechou o game em 21 a 17, mesmo com os gritos de “Eu acredito” que vinham da arquibancada para incentivar a brasileira.

O desempenho no primeiro game agradou José Roberto Santini, chefe de missão que acompanhava a partida.

“Surpresa o jogo estar equilibrado, estou extremamente feliz. A Lohaynny é a 70ª do mundo e pegou a número 5. Você ser o 70º e fazer 17 pontos na 5ª colocada do mundo é um feito”, declarou o dirigente.

No segundo game, a indiana teve mais tranquilidade para encaminhar a vitória. Com boa vantagem durante todo o período, Nehwal aproveitou os erros da rival e fechou a partida em 21 a 17, mostrando que será uma das candidatas ao ouro olímpico. 

Mesmo com a derrota, o público que compareceu ao Riocentro reconheceu o esforço de Lohaynny, que foi bastante aplaudida e teve seu nome gritado pelos espectadores. A indiana Nehwal também valorizou o esforço da brasileira.

"Foi bom ver tanta gente torcendo por ela, isso certamente a encorajou. Ela ia em todas as petecas e jogou extremamente bem", declarou a atleta.

Pouco tempo depois, Lohaynny celebrou a oportunidade de estrear em Jogos Olímpicos e atuando diante de seus familiares e amigos. 

"Valeu a pena ter treinado descalça, sem raquete, sem peteca. Às vezes pensei em desistir, mas valeu a pena para estar aqui", salientou a atleta.

Ainda de acordo com Lohaynny, o seu desempenho nas últimas competições comprovam que o Brasil terá condições de, em breve, brigar de igual para igual com as principais potências do esporte.

"Quando dizia que queria ser atleta de badminton, diziam: 'o que é isso?' Nem eu sabia. Agora, sou primeira brasileira a jogar em Olimpíada. Isso mostra que estamos crescendo um pouco, subindo e não tão longe (da elite)", avaliou Lohaynny, que revelou seus planos para o futuro.

"Rafaela Silva é uma guerreira e batalhou muito para ganhar o ouro. Fui chamada para jogar por algumas ligas internacionais. Vou pensar nisso depois da Olimpíada."

Topo