! Joedison Teixeira derrota favorito e vai às oitavas no boxe na Rio-2016 - 11/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Joedison Teixeira derrota favorito e vai às oitavas no boxe na Rio-2016

Do UOL, em São Paulo

O boxeador Joedison Teixeira estreou nesta quinta-feira (11) nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro contra o argelino Abdelkader Chadi. Após três rounds, o atleta brasileiro venceu o rival por decisão dividida e avançou para as oitavas de final do meio-médio ligeiro (até 64 quilos). Agora, a próxima luta de Joedison será no domingo (14), às 19h (de Brasília), contra Batuhan Gozgec, da Turquia.

Joedison Teixeira chegou ao Rio de Janeiro cercado de expectativa pelos bons resultados obtidos durante o ciclo olímpico. Em 2013, o boxeador conquistou o Jogos Mundiais de Combate. Já em 2015, o atleta conquistou a medalha de bronze no Pan-Americano de Toronto.

Em sua luta de estreia, Joedison, que é o 35º colocado no ranking da Associação Internacional de Boxe Amador, já enfrentou uma pedreira: Abdelkader Chadi é o quinto colocado no ranking da AIBA. Logo no primeiro round, foi possível perceber que o brasileiro não teria vida fácil. Com golpes contundentes e boa movimentação, o argelino dificultou a vida do brasileiro, que precisou apostar nas esquivas e contragolpes para fechar o round. Dois jurados viram vitória do brasileiro por 10 a 9, enquanto outro deu vitória ao argelino pelo mesmo placar.

No segundo round, Joedison voltou com a postura um pouco mais ofensiva e conectou os principais golpes do período. Dois jurados consideraram o brasileiro vitorioso e deram 10 a 9, enquanto o terceiro jurado novamente viu vitória do argelino. 

Ciente que apenas um nocaute tiraria sua chance de seguir na competição, Joedison adotou postura mais defensiva no terceiro round, que acabou sendo vencido pelo argelino. O brasileiro dominou o centro do ringue e apostou nos contra-ataques para pontuar, encaminhando assim sua classificação para a próxima fase. 

Topo