! "Foi difícil esquecer a derrota, levantar a cabeça e ganhar", diz Mayra - 11/08/2016 - UOL Olimpíadas

Judô

"Foi difícil esquecer a derrota, levantar a cabeça e ganhar", diz Mayra

Bruno Doro

Do UOL, no Rio de Janeiro

Mayra Aguiar não esperava cair na semifinal do judô nesta quinta (11). A torcida já via a brasileira disputando o ouro contra a rival Kayla Harrison. Ela também. Mas a derrota na semifinal fez a judoca parar e respirar: em apenas 15 minutos, teria de esquecer a derrota mais dolorida dos últimos quatro anos, reencontrar a concentração que exibiu durante o dia inteiro e vencer a disputa do bronze. 

"A gente perdeu uma medalha, mas não a guerra, ainda tem luta. Medalha olímpica não tem cor, é medalha olímpica e não dava para sair sem ela. Não podemos desistir. A gente aprende a cair no judô. Eu caí feio e isso me abalou, mas tinha que voltar e conquistar a medalha", comentou depois da conquista da medalha de bronze.

Segundo ela, a chave para a conquista veio de seu técnico na Sogipa, Kiko Pereira. "Ele chegou na grade, virou e disse que eu não podia sair dali sem aquela medalha". "Foi muito difícil ter que virar a cabeça, esquecer aquela luta, começar outra e sair vitoriosa dessa nova competição. Muito feliz. Tem que comemorar agora. Mais para frente, ainda vou lutar muito. Mais uma medalha de bronze para a conta", comentou ao SporTV. 

Apesar da decepção de não ir para a final, Mayra explicou que "virou a chave" para conseguir lutar na disputa do bronze e sair da Arena Carioca 2 com uma medalha. "É um momento bastante difícil quando a gente perde. A gente vem com o objetivo, mas perder o que se veio buscar. Tem que ter na cabeça a atitude de mudar em tão pouco tempo isso e é complicado, mas vale a pena. Em Londres tinha acontecido isso e aquilo mudou minha vida. Quando eu perdi, eu saí abalada, mas eu botei na cabeça que é muito bom ser medalhista e devo isso ao pessoal que acompanhou e torceu. Essa energia deu muita força para voltar e conquistar a medalha", comentou.

Topo