Relatos das provas

Com apoio brasileiro, Fiji é ouro no rúgbi e ganha sua 1ª medalha olímpica

Adriano Wilkson e Daniel Brito

Do UOL, no Rio de Janeiro

A pequena Fiji, país formado por ilhas no Oceano Pacífico, conquistou sua primeira medalha na história dos Jogos Olímpicos no início da noite desta quinta-feira (11). E foi de ouro, em um esporte que reaparece em Olimpíadas após um hiato de 100 anos.

Os fijianos passearam sobre o Reino Unido na final do rúgbi de sete, em Deodoro, na Zona Oeste do Rio, por 43 a 7. Jamais o país havia visto sua bandeira sobre um pódio olímpico. A estreia foi em grande estilo, e ironicamente contra a nação da qual foi colônia por quase 100 anos, nos séculos 19 e 20.

A Arena Deodoro, montada exclusivamente para o rúgbi na Rio-2016 estava quase que completamente ocupada de torcedores. A maioria torceu para o país da Oceania. O público brasileiro até adaptou o nome do país para rimar com um batido cântico de torcida: "Olê, olê, olê, Fijê, Fijê".

David Rogers/Getty Images
imagem: David Rogers/Getty Images

Entre os torcedores estava o primeiro-ministro fijiano, Frank Bainimarama. A delegação de futebol de Fiji promoveu a festa na arquibancada. A seleção de futebol da nação está eliminada da Rio-2016 desde que encerrou sua participação ao tomar de 10 a 0 da Alemanha, na quarta-feira (10).

Na seleção campeã do rúgbi, quatro atletas são nascidos na França, um na Inglaterra e outro na Escócia. Os outros seis são naturais das paradisíacas ilhas do Pacífico. Na campanha para o título, Fiji atropelou a seleção brasileira na estreia, por 40 a 12. Ainda venceu Estados Unidos, Argentina, os rivais neozelandeses e, na semifinal, o Japão.

Fiji está no Rio com 52 atletas em 10 modalidades. É improvável que volte ao pódio nestes Jogos Olímpicos.

Topo