! 'Da CDD para o mundo': ex-Botafogo vibra com medalha de ouro da 'vizinha' - 10/08/2016 - UOL Olimpíadas

Vídeos

'Da CDD para o mundo': ex-Botafogo vibra com medalha de ouro da 'vizinha'

Bernardo Gentile e Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

“Uma fábrica de talentos”. Foi desta forma que o atacante Ribamar, ex-Botafogo e atualmente no 1860 München, da Alemanha, definiu a Cidade de Deus, comunidade carente do Rio de Janeiro onde não só ele morou como também Rafaela Silva, a brasileira campeã olímpica do judô que comoveu o país com sua história de superação.

Com 19 anos, cinco a menos que a medalhista de ouro, Ribamar não a conhece pessoalmente, embora tenha amizades em comum. Diferentemente da judoca, que deixou a comunidade há mais tempo e atualmente mora no bairro do Méier, na Zona Norte do Rio, o atacante habitou o local até este ano, pouco antes da transferência para a Alemanha.

Vivendo sua primeira experiência internacional, o jovem falou do orgulho de mais um talento representar a Cidade de Deus.

“Quero parabenizar a Rafaela Silva pela sua mega conquista representando bem nosso país com um ouro. Ela mostrou que é possível realizar, independentemente das circunstâncias e de onde você é. Ela provou. Fico muito feliz por ela ter saído da mesma comunidade que eu. Que ela sirva de exemplo para todos. Parabéns, Rafaela Silva! Da CDD para o mundo!”, declarou o jogador, citando a sigla que serve de referência à comunidade.

A Cidade de Deus é vizinha aos bairros de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, e ficou famosa mundialmente com o filme de mesmo nome do diretor Fernando Meirelles.

O local, que é relativamente próximo ao Parque Olímpico da Rio 2016, já foi considerado um dos mais violentos da cidade e surgiu através de conjuntos habitacionais. 

Topo