Boxe

Michel Borges vai às quartas no boxe e enfrentará campeão mundial na Rio-16

Adrees Latif/Reuters
Michel Borges venceu e avançou às quartas de final da Rio-2016 imagem: Adrees Latif/Reuters

Eduardo Ohata

Do UOL, no Rio de Janeiro

O boxeador Michel Borges segue em boa fase nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira (10), contra o croata Hrvoje Sep, o brasileiro conquistou a vitória por decisão unânime dos jurados, por 29 a 28, e avançou para as quartas de final do torneio na categoria meio-pesado (até 81 quilos), quando enfrentará o cubano Julio Cesar La Cruz.

O primeiro round entre os atletas foi bastante disputado. Borges e Sep tiveram postura agressiva e buscaram o combate a todo o momento. No final, melhor para o brasileiro, que foi considerado vencedor do período na opinião dos jurados por triplo 10-9.

No segundo round, Sep dominou o centro do ringue e tentou prensar Borges contra as cordas. Com movimentação, o brasileiro foi saindo do raio de alcance do rival e apostando nos golpes na linha de cintura. Faltando um minuto para o fim, Sep acelerou o ritmo e conectou os melhores golpes do período. Contudo, o domínio nos dois primeiros minutos garantiu a Borges mais uma vitória na decisão dos jurados, deixando o placar em 20 a 18.

No round decisivo, apenas um nocaute poderia salvar a vida do croata. Ciente disso, Sep pressionou Borges e teve seu melhor round em toda a luta. A persistência do croata rendeu a ele a vitória no último round por 10 a 9, mas a soma dos resultados decretou vitória do brasileiro por 29 a 28.

Após a luta, Borges celebrou a vitória diante de sua família, que teve a oportunidade de acompanhar de perto o triunfo do rapaz de 25 anos. 

"Foi uma batalha de muito coração, eu fui na força, a técnica ficou um pouco no começo, depois foi raça, coração, porrada. Consegui atingir bem ele. Mas é lutão, muito coração, muita raça. (Apoio da torcida) É uma energia a mais, uma motivação a mais, estar ali com meus familiares e amigos, que acompanharam toda a trajetória desde que sai da comunidade. Estar com eles ali é motivo de superação e para agradecer cada porrada, cada golpe. Fico muito agradecido por toda energia que eles passaram", agradeceu o atleta, em entrevista ao canal "Sportv".

Agora, o atleta focará em seu próximo desafio. Nas quartas de final, Borges irá enfrentar o cubano Julio Cesar La Cruz, que é o atual campeão mundial da Associação Internacional de Boxe Amador. No entanto, os feitos do rival não impressionam o brasileiro.

"O próximo adversário, Julio de La Cruz, eu sei que é um dos melhores. Eu vou fazer o meu trabalho, ele é humano como todo mundo e eu espero a vitória. Para a Olimpíada de 2012 eu ajudei na preparação do Yamaguchi, que venceu o De La Cruz naquela Olimpíada, então eu sei que aquela medalha tem um pouco de mim. Eu estou feliz com minha carreira na luta. Eu comprei uma casa para os meus pais saírem do Vidigal", revela o atleta. 

O treinador da seleção brasileira de boxe, Mateus Alves, também relembrou que o cubano atravessou o caminho de Esquiva Falcão no Pan-Americano de Guadalajara, em 2011, e nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Na ocasião, o La Cruz ficou com a medalha de ouro ao derrotar o brasileiro no torneio sul-americano. Contudo, nos Jogos Olímpicos, o resultado foi favorável ao brasileiro.

"O Cruz é um atleta que enfrentamos em 2012, nesta mesma fase, com Yamaguchi Falcão. Está se repetindo igual a 2012, quando o Brasil conquistou a medalha", projetou o técnico. 

O duelo entre cubano e brasileiro acontecerá no domingo (14), às 13h45 (de Brasília).

Topo