! Favoritos, Melo e Soares sofrem "apagão" nas quartas e dão adeus a medalha - 09/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Favoritos, Melo e Soares sofrem "apagão" nas quartas e dão adeus a medalha

Maurício Stycer

Do UOL, no Rio de Janeiro

A parceria Marcelo Melo e Bruno Soares, uma das principais esperanças de ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, ficará sem medalha. A dupla foi eliminada nas quartas de final do tênis nesta terça-feira (9) pelos romenos Florin Mergea e Horia Tecau, por 2 sets a 1, parciais de 6-4, 5-7 e 6-2.

Alguns momentos foram de puro "apagão" da dupla brasileira, com os jogadores correndo na mesma direção ou errando bolas muito simples. Diante de um serviço extremamente sólido, Melo e Soares jogaram abaixo do esperado e enfrentaram muitas dificuldades.

A dupla romena, cabeça de chave número 5, vai enfrentar na semifinal os americanos Steve Johnson e Jack Sock, que fizeram 6-4 e 6-2 sobre os espanhóis Roberto Bautista Agut e David Ferrer.

Romenos fazem primeiro set perfeito

"É uma pauleira. Eles são como nós, amigos de infância. Se conhecem muito bem e nos conhecem muito bem". Assim Bruno Soares definiu a dupla romena antes do jogo, e a previsão de muita dificuldade logo se confirmou.

A dupla brasileira teve um início de jogo bastante difícil e viu seu serviço quebrado já no primeiro game, com muitos erros de Soares. Daí em diante, Mergea e Tecau confirmaram seus saques com segurança e não deram chance de quebra, apostando em boas devoluções e passadas para fazer 6-4.

Soares entra no jogo e Brasil empata "no grito"

Marcelo Pereira/Exemplus/COB
imagem: Marcelo Pereira/Exemplus/COB

Após uma primeira parcial apática, Soares subiu o nível de seu jogo no segundo set. A dupla romena continuou implacável no serviço, mas os brasileiros também confirmaram seus saques até ficarem com 6-5 de vantagem. No game decisivo, sob muita pressão e barulho da torcida, o serviço dos europeus finalmente foi quebrado com um erro grosseiro de Tecau, e o Brasil empatou a partida.

Melo e Soares vacilam no set decisivo

Logo no primeiro game do terceiro set, os brasileiros tiveram que salvar três break points e voltar de um 0/40 para confirmar o serviço. Era uma prévia do que estava por vir. Com muita dificuldade para confirmar o saque, Melo e Soares foram quebrados no terceiro game.

Já no quinto game, uma dupla falta de Soares deixou os romenos com 4-1 de vantagem. Mergea e Tecau continuaram muito consistentes, viram a torcida "murchar" na arquibancada e não deram mais brechas para reação. Os brasileiros ainda chegaram a salvar três match points, mas não foi suficiente.

Incentivo da torcida tem altos e baixos

Apesar da quadra cheia e do ambiente festivo, o clima de incentivo oferecido pela torcida nas duas primeiras partidas de Melo e Soares não se repetiu. Antes de o jogo começar, um torcedor ameaçou: "Isso aqui vai virar Independência!", disse, referindo-se ao estádio em que América-MG e Atlético-MG mandam seus jogos.

Os romenos foram vaiados assim que pisaram na quadra 1. Com bandeiras de Cruzeiro, Grêmio, Botafogo, Palmeiras e Corinthians presas em diferentes pontos, o ambiente futebolístico estava armado.

No primeiro set, porém, diante da apatia de Melo e Soares, o público murchou. E ficou a maior parte do tempo em silêncio. No segundo set, com a melhora do jogo da dupla brasileira, a torcida acordou e voltou a gritar – além de vaiar os romenos. "Marcelo! Bruno! Melhor dupla do mundo!", foi o grito preferido. No final, aplausos para os romenos após a derrota.

Topo