! Cavalo refuga e "arremessa" brasileiro por cima de obstáculo no hipismo - 09/08/2016 - UOL Olimpíadas

Hipismo

Cavalo refuga e "arremessa" brasileiro por cima de obstáculo no hipismo

Daniel Brito

Do UOL, no Rio de Janeiro

O cavaleiro brasileiro Ruy Fonseca sofreu uma queda do cavalo na manhã desta terça-feira, 9, durante a prova de salto no CCE (Conjunto Completo de Equitação), em Deodoro, na Zona Oeste.

Montando Tom Bombadill, da raça alemã Holsteiner Verband, ele não conseguiu superar a oitava barreira. O cavalo refugou, Fonseca voo sobre o obstáculo e caiu no chão. Bombadill continuou correndo por toda área de competição, desacompanhado, enquanto o cavaleiro, que não se machucou, levantou e recolocou no lugar uma das barreiras derrubadas.

"Faz parte do esporte. Você vê alguns pilotos de Fórmula 1 que já tocaram um muro ou saíram da pista e na corrida seguinte voltam normalmente", comentou Fonseca. "É claro que você fica ali no momento pensando por que o cavalo fez isso ou o que eu fiz de errado, mas isso passa. Se a gente fosse um pouquinho mais novo, doeria mais", disse o cavaleiro, nascido há 43 anos em Ituverava, São Paulo.

Foi a segunda falha consecutiva de Fonseca nos Jogos-2016. Na segunda-feira (8), Bombadill tomou um desvio e foi penalizado em 40 pontos. Márcio Jorge, Carlos Parro e Márcio Appel completaram o time nacional, que terminou na sétima colocação.

"Saio dos Jogos frustrado, porque não foi uma boa participação", lamentou Fonseca. O ouro por equipes foi para a França. Alemanha e Austrália completaram o pódio.

Topo