Tiro com Arco

Butão é o primeiro país a encerrar a participação na Olimpíada de 2016

Franck Fife/AFP Photo
Delegação butanesa contava com apenas duas atletas: Karma Karma (porta-bandeira) e Lenchu Kunzang (ao fundo) imagem: Franck Fife/AFP Photo

Da Lancepress!

Na tarde desta terça-feira, no Sambódromo, a arqueira butanesa Karma Karma foi eliminada ainda na primeira rodada pela russa Tuiana Dashidorzhieva (que já ganhou uma prata por equipe) por 7 a 3. O resultado marca um fato histórico: Butão é a primeira das 207 delegações - incluindo o time de refugiados - que encerou a sua participação nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Com apenas dois atletas, Karna Karma (tiro ao arco feminino) e Lenchu Kunzang (tiro 10 m, rifle) o país teve uma competição apagada. Logo no primeiro dia, Kunzang foi a 45ª entre 51 participantes, acabou eliminada e encerrou a sua participação.

Karma Karma pelo menos teve duas oportunidades para mostrar suas qualidades. No sábado, no primeiro dia de disputa, ficou na posição 60 entre 64 competidoras, à frente apenas de uma canadense, uma queniana, uma atleta de Tonga e da lanterninha, a dominicana Yessica Camilo. Somou 588 pontos e ficou bem atrás da ponteira, a coreana Misun Choi, que marcou 669 nas eliminatórias. Com isso, encarou uma das favoritas no mata-mata e não teve chance.

Vale lembrar que o Butão estreou Jogos Olímpicos em 1984. Desde então, sempre esteve representado. Mas há uma curiosidade: compete em apenas dois esportes. Dos seus 27 atletas olímpicos até hoje, 25 foram no tiro ao arco, principal esporte do país, e dois no tiro.

Topo