Relatos das provas

Brasil não mantém nível da estreia e perde a primeira no handebol masculino

Marko Djurica/Reuters
Brasil agora tem uma vitória e uma derrota na competição imagem: Marko Djurica/Reuters

Eduardo Ohata

Do UOL, no Rio de Janeiro

A seleção masculina de handebol foi derrotada pela Eslovênia por 31 a 28 nesta terça-feira (9), na Arena do Futuro, pela segunda rodada dos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Após uma estreia excelente com vitória sobre a favorita Polônia, o Brasil não conseguiu manter o nível de consistência e perdeu a primeira no torneio.

Com dois pontos (uma vitória e uma derrota) no Grupo B, o Brasil enfrenta na próxima rodada a campeã europeia Alemanha, que venceu suas duas partidas até aqui. O duelo acontece na quinta-feira (11), novamente às 16h40 (de Brasília).

Quatro das seis seleções da chave se classificam para as quartas de final. O Brasil tenta pela primeira vez passar da fase de grupos em uma Olimpíada no handebol masculino.

Brasil peca na concentração em jogo truncado

Marko Djurica/Reuters
imagem: Marko Djurica/Reuters

Em um jogo mais lento e físico do que a estreia contra a Polônia, com muitos agarrões e faltas, o Brasil teve dificuldades para entrar no ritmo da partida. Chegou a ficar cinco gols atrás no primeiro tempo e teve dificuldades para encaixar a marcação – os eslovenos apareceram livres várias vezes para arremessar. Houve um princípio de reação no final do período, que terminou em 16 a 13 para os europeus, mas o Brasil errou muito nas tomadas de decisão e não conseguiu buscar o empate.

Goleiro da Eslovênia vira "paredão"

Marko Djurica/Reuters
imagem: Marko Djurica/Reuters

Quando o Brasil começou a conseguir passar pela forte defesa eslovena, apareceu Gorazd Skof. O goleiro fez várias intervenções cruciais para parar o ataque brasileiro e foi determinante para a vitória da equipe europeia. Ele terminou com 12 defesas, três a mais que o goleiro brasileiro Maik.

Torcida lota ginásio, mas reclama do calor

A Arena do Futuro esteve quase lotada e apoiou o Brasil o tempo inteiro, vaiando muito a cada posse de bola da Eslovênia e incentivando a defesa verde-amarela. Mas além de ver a equipe perder, a torcida ainda se queixou do alto calor dentro do ginásio. No jogo da seleção feminina na última segunda-feira, a temperatura estava bem mais fresca.

Piso da Arena sem problemas após troca

Ben Curtis/AP
imagem: Ben Curtis/AP

O solado da Arena do Futuro foi completamente substituído na última noite, após buracos aparecerem depois dos primeiros jogos do handebol. A seleção feminina não sentiu nenhum problema com o piso na última segunda, e nesta terça o jogo também transcorreu sem problemas, sem falhas ou buracos aparentes.

Veja os resultados do dia

Grupo A
Qatar 20 x 35 França
Tunísia 23 x 31 Dinamarca

Grupo B
Alemanha 32 x 29 Polônia
Brasil 28 x 31 Eslovênia

Topo