! Esgrimista é primeira atleta dos EUA a disputar Olimpíada com hijab - 08/08/2016 - UOL Olimpíadas

Esgrima

Esgrimista é primeira atleta dos EUA a disputar Olimpíada com hijab

REUTERS/Lucy Nicholson

Ibtihaj Muhammad fez história nesta segunda-feira (08) ao disputar a categoria sabre individual feminino na esgrima da Rio-2016. O destaque da participação da norte-americana não se dá por vitória ou medalha, mas por tratar-se da primeira atleta dos Estados Unidos a disputar uma Olimpíada com hijab.

O traje é de origem islâmica, permitindo a privacidade e sendo considerado "o véu que separa o homem de Deus". A participação de Ibtihaj Muhammad com a hijab é simbólica em um contexto de crescente hostilidade em torno da comunidade muçulmana. A religião tem sido hostilizada devido ao extremismo do grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Nos EUA, particularmente, um ataque a uma boate LGBT em Orlando chocou o mundo há dois meses por deixar 50 mortos. O responsável era um conservador de origem islâmica, o que inflamou um debate sobre os muçulmanos que vivem no país. O candidato à presidência Donald Trump, do Partido Republicano, já disse publicamente que o país deveria “deportar os muçulmanos” que viverem em seu território.

Ibtihaj Muhammad estreou na Rio-2016 já na segunda rodada do sabre individual, na qual venceu a ucraniana Olena Kravatska. Na fase seguinte, no entanto, ela caiu para a francesa Cecilia Berder.

Ela escolheu praticar a esgrima aos 13 anos exatamente por ser um esporte no qual a hijab não difere dos uniformes de suas adversárias. Antes disso a muçulmana já tinha tentado jogar voleibol, softbol e tênis, mas desistiu de todos por querer "um esporte em que não parecesse diferente".

Além de atleta, Ibtihaj também é funcionária do Departamento de Estado dos EUA, sendo embaixadora do esporte e servindo à iniciativa “Empoderar mulheres e meninas por meio do esporte”. Ela é uma das 100 personalidades do ano em lista da revista Time.