! Brasileira Marta Baeza sofre lesão e abandona estreia no sabre aos prantos - 08/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Brasileira Marta Baeza sofre lesão e abandona estreia no sabre aos prantos

Karla Torralba

Do UOL, no Rio de Janeiro

A brasileira Marta Baeza Centurion pisou em falso e torceu o joelho logo no primeiro período do jogo contra a polonesa Bogna Jozwiak e abandonou a sua estreia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro aos prantos nesta segunda-feira (8). Sentindo muitas dores e sem condições de retornar, ela se despediu quando perdia por 4 a 2 na sua primeira disputa na categoria sabre.

Marta recebeu atendimento ainda na pista após não conseguir ficar em pé para continuar o jogo. Amparada pelos médicos, deixou o local andando com alguma dificuldade, mas sem condições de voltar. 

Chefe de missão da esgrima, Ricardo Machado explicou a lesão. "Ela torceu o joelho durante o combate. Nesse momento ela está no vestiário, quietinha. É difícil, mas ela é uma atleta, está sujeita a isso. A Marta foi fazer o movimento de ataque dela e acabou torcendo quando estava no começo ainda", disse.

A atleta passará por exames, mas a princípio a lesão não é grave. "Está muito recente, mas ela deve ir fazer exames para ver direito o que aconteceu. Ela tem que passar pelo médico do COB e vai analisar o que aconteceu. Pegou todo mundo de surpresa" ,completou. “Ela está bem, vai voltar para a Vila, fazer um tratamento médico. É uma lesão incapacitante naquele momento da competição, mas ela está caminhando. Não é extremamente grave”, explicou. 

Nascida no Rio de Janeiro, Marta Baeza Centurion começou a praticar esgrima na Espanha e atualmente treina na Inglaterra. Porém, optou por representar o Brasil em competições internacionais. Ela chegou a pedir ajuda em um site de crowdfounding ("vaquinha" virtual) para ajudar nas despesas de sua preparação final para os Jogos Olímpicos. Conseguiu arrecadar 2.660 euros de 4000 previstos.

Topo