! Venus vai mal, e irmãs Williams dão adeus às duplas na estreia da Rio-2016 - 07/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Venus vai mal, e irmãs Williams dão adeus às duplas na estreia da Rio-2016

José Ricardo Leite e Maurício Stycer

do UOL, no Rio de Janeiro

Não será dessa vez que as irmãs Williams conquistarão sua quarta medalha de ouro nas duplas dos Jogos Olímpicos. Na noite deste domingo, Serena e Venus foram surpreendidas pelas tchecas Lucie Safarova e Barbora Strycoba e acabaram eliminadas logo na estreia da Rio-2016 por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4. Venus, que também já está fora da disputa de simples, teve um desempenho abaixo da média e contribuiu diretamente para a derrota americana.

Com a derrota, as irmãs Williams dão adeus à chance de conquistar o quarto ouro, sendo o terceiro seguido, nas duplas dos Jogos Olímpicos. Elas foram campeãs em Sydney-2000, Pequim-2008 e Londres-2012 e sonhavam com mais uma medalha dourada. Com 14 títulos de Grand Slam na carreira, inclusive o de Wimbledon, em junho deste ano, elas formam uma das duplas mais vitoriosas da história.

REUTERS/Toby Melville
imagem: REUTERS/Toby Melville

Separadamente, as irmãs Williams também faturaram o ouro em simples. Venus nos Jogos de Sydney em 2000 e Serena, atual campeã, em Londres-2012.

"Foi um jogo muito duro e caímos em uma chave muito difícil. Mas fizemos um jogo horrível", admitiu Serena após a partida. "Não posso dizer que fomos devastadas. Em quadra, tentamos muitas coisas que podíamos. Levo os grandes momentos que tivemos em quadra juntas. Foram muitas conquistas de Grand Slams e olímpicas".

Serena e Venus pareciam fora de sincronia no primeiro set. Como já era esperado, as tchecas praticamente ignoraram Serena e forçaram muito o jogo para cima de Venus, que não estava 100% fisicamente. As americanas cometeram mais erros não forçados, e as tchecas aproveitaram muito bem. Com um melhor aproveitamento do segundo serviço, elas conseguiram fechar a primeira parcial em 6 a 3.

REUTERS/Toby Melville
imagem: REUTERS/Toby Melville

Vale lembrar que Venus, eliminada neste sábado no torneio de simples para a belga Kirsten Flipkens, não está bem fisicamente. A irmã mais velha de Serena chegou ao Rio com uma espécie de vírus, que a fez sofrer com dores de estômago e muita tosse na última semana. Quem revelou seu estado foi o capitão da equipe americana, que, inclusive, deu entrevista no lugar da americana após a derrota de sábado.

No segundo set, as irmãs americanas melhoraram e equilibraram a partida. Depois de trocar os quatro primeiros games, as tchecas conseguiram uma quebra em um erro de Serena, mas, na sequência, foram quebradas e o set continuou empatado por 3 a 3. A igualdade durou até um novo erro de Venus, que proporcionou uma nova quebra e deixou o jogo na mão das tchecas.

Para chegarem ao tricampeonato olímpico, as irmãs mais bem sucedidas da história do tênis conquistaram 15 vitórias, tendo perdido somente três sets. Na noite deste domingo, em que deram adeus ao torneio na primeira rodada, perderam dois sets.

Topo