Relatos das provas

Dupla brasileira é surpreendida e estreia com derrota no vôlei de praia

AP Photo/Petr David Josek
Pedro Solberg e Evandro fazem estreia na Ri0-2016 contra dupla cubana imagem: AP Photo/Petr David Josek

do UOL, no Rio de Janeiro

Pedro Solberg e Evandro foram surpreendidos na estreia dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Neste domingo, na Arena do Vôlei localizada em Copacabana, a dupla brasileira não conseguiu se impor, perdeu o primeiro set e até se recuperou no segundo, mas acabou derrotada no tie-break e caiu para os cubanos Diaz e González por 2 sets a 1, com parciais de 24/22, 21/23 e 15/13.

"Acho que nosso sistema defensivo, principalmente o bloqueio, faltou um pouco durante o jogo, mas paciência. É treinar para que isso não volte a acontecer", disse Evandro à TV Globo. "Agora é levantar a cabeça, o campeonato está só começando. Não é essa derrota que vai nos abalar. Acho que não fomos bem no bloqueio, mas vamos melhorar para o próximo jogo", completou Pedro.

Com muita força física, os cubanos deram trabalho no primeiro set. Apesar da dupla brasileira abrir dois pontos na parte final da parcial, os rivais foram guerreiros e, com ótimos saques, conseguiram fechar em 24 a 22.

No segundo set, o Brasil começou correndo atrás do placar, mas conseguiu aproveitar três contra-ataques fundamentais para encostar no marcador. Depois, Pedro acertou no bloqueio e Evandro encaixou belos ataques para marcar pontos importantes e abrir boa vantagem na parcial. Com quatro pontos de diferença, a dupla brasileira conseguiu administrar a diferança até fechar em 23 a 21.

No tie-break, a partida continuou como nos dois primeiros sets: muito equilíbrio e as duplas se alternando na liderança do placar. Na parte final, quando estava empatado em 12 a 12, três erros custaram a vitória brasileira. Evandro encostou na rede durante um ataque, Pedro errou uma largadinha e Evandro desperdiçou um saque, proporcionando a vitória dos cubanos.

Juntos desde o final de 2013, Diaz e González raramente disputam etapas internacionais e, por isso, não são tão conhecidos. Antes da temporada de 2015, os cubanos nunca tinham competido juntos no Circuito Mundial. Pedro e Evandro venceram o único confronto direto contra eles, nas oitavas de final do Campeonato Mundial, na Holanda.

Apesar da derrota, Pedro e Evandro chegam com credenciais para brigar por medalha nos Jogos. Bronze no Campeonato Mundial de 2015, a dupla carioca também venceram a última etapa que disputaram antes dos Jogos Olímpicos. Foram campeões do Major Series de Gstaad, na Suíça, vencendo o campeão olímpico Phil Dalhausser e seu parceiro Nick Lucena.

REUTERS/Lucy Nicholson
Torcida marcou presença na Arena do Vôlei em Copacabana imagem: REUTERS/Lucy Nicholson

Após a estreia contra os cubanos, Evandro e Pedro Solberg encaram os canadenses Schalk e Saxton na terça-feira (9), às 10h (de Brasília). Fechando a primeira fase, o jogo contra os letões Samoilovs e Smedins ocorre na próxima quinta-feira (11), às 17h30.

No torneio do vôlei de praia dos Jogos, cada vitória na fase de grupos vale dois pontos, enquanto a derrota rende um ponto. Os primeiros e segundos colocados de cada grupo vão às oitavas de final, assim como os dois melhores terceiros colocados. Os outros quatro terceiros colocados disputam uma outra rodada, com os vencedores avançando às oitavas, completando as 16 equipes.

Topo