Infraestrutura

Medalhista britânica critica raia de remo: "Pior que já vi em Olimpíada"

Cameron Spencer/Getty Images
Victoria Thornley e Katherine Grainger em ação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro imagem: Cameron Spencer/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

A remadora britânica Katherine Grainger, que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, reclamou das condições climáticas para competir no Rio de Janeiro.

De acordo com a atleta, esta foi a “pior condição olímpica em que já correu”. A declaração foi dada após o barco que levava os sérvios Milos Vasic e Nenad Benik virar por conta dos fortes ventos que atingiram a Lagoa Rodrigo de Freitas, onde acontecem as competições da modalidade. Esta foi a primeira vez que atletas caíram do barco desde os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

O forte vento no local causou atrasos nas provas, mas não foi suficiente para cancelar provas, como alguns atletas gostariam que acontecesse.

“Eu não sei se é absolutamente o pior (local que já competi), mas é a pior condição em Olimpíadas. Em um lugar tão lindo como aqui, que é tão aberto às condições climáticas, todos nós sabíamos que algo poderia ter acontecido”, declarou Katherine, em entrevista ao jornal britânico “Daily Mail”.

Ainda segundo a reportagem, os maiores problemas aconteceram no meio da prova de 2 mil metros, quando o formato da lagoa é maior, de forma que o vento se intensifica.

“O vento vem direto da montanha. Talvez o Cristo Redentor precise abrir seus braços um pouco mais”, brincou Alan Campbell, medalhista de bronze em Londres-2012.

Os sérvios que tiveram seu barco virado pelo vento foram autorizados a participar da repescagem por uma vaga na fase eliminatória. A oportunidade foi dada mesmo após os atletas serem resgatados e terem falhado em cruzar a linha de chegada. 

Topo