Relatos das provas

Levantamento de peso: brasileira faz história e termina na 5ª colocação

Clayton de Souza/Estadão/Nopp
Rosane Reis ficou em quinto na categoria até 53 kg imagem: Clayton de Souza/Estadão/Nopp

Do UOL, em São Paulo

O Brasil conquistou um resultado histórico na noite deste domingo. A halterofilista Rosane Reis terminou a disputa até 53 kg com a quinta colocação ao levantar a marca de 193 kg (90 kg de arranco e 103 kg arremesso) durante a final ocorrida no Rio Centro - Pavilhão 2.

O ouro ficou com Shu-Ching Hsu, da China Taipei, que somou 212 kg durante a fase final da competição. A prata ficou com Hidlyn Diaz (200 kg), das Filipinas, e o bronze com Jin-Hee Yoon (199 kg), da Coreia do Sul. 

Quarta colocada nos Jogos Pan-Americanos de 2015, Rosane conquistou o melhor resultado do país na história dos Jogos Olímpicos com a quinta posição deste domingo. Nunca o Brasil terminara em uma posição tão elevada no principal evento de esportes do planeta.

A nação sede dos Jogos do Rio ainda possui mais quatro competidores no levantamento de peso. Jaqueline Ferreira (75kg) e Welisson Rosa (85kg), que entram em ação na sexta-feira, Mateus Gregório (105kg) e Fernando Reis (acima de 105kg); este, último, esperança de também alcançar uma participação histórica.

Topo