! Jovem de 20 anos iguala Hugo Hoyama e chega às oitavas no tênis de mesa - 07/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Jovem de 20 anos iguala Hugo Hoyama e chega às oitavas no tênis de mesa

do UOL, em São Paulo

Continua vivo o sonho olímpico do melhor mesa-tenista brasileiro na Rio-2016. Neste domingo, Hugo Calderano chegou a sua terceira vitória seguida ao derrotar Peng Tang, de Hong Kong, e avançou às oitavas de final por 4 sets a 2, com parciais de 8/11, 14/12, 11/7, 4/11, 12/10 e 11/7.

Com o resultado, o mesa-tenista de apenas 20 anos iguala Hugo Hoyama com a melhor participação brasileira na história da modalidade nos Jogos Olímpicos. Agora técnico da seleção feminina, Hugo chegou às oitavas de final em Atlanta-1996, após vencer exatamente o mesmo número de jogos que Calderano (três).

Depois de vencer o número 15 do mundo, Calderano agora tem um desafio ainda maior na Olimpíada: ele enfrentará o japonês Jun Mizutani, número seis do ranking mundial. Vale lembrar que o mesa-tenista brasileiro é apenas o número 54.

Depois de não fazer um bom primeiro set – perdeu por 11 a 8 -, Calderano se recuperou no segundo, vencendo por 14 a 12, e foi ainda melhor no terceiro, quando se recuperou depois de estar atrás no placar, fechando a parcial em 11 a 7.

No quarto set, Tang conseguiu impor um ritmo forte e quase não deu chances ao brasileiro, fechando o placar da parcial por 11 a 4. No quinto, o equilíbrio voltou a tomar conta da partida e os mesa-tenistas disputaram ponto a ponto até o final, terminando com vitória na raça do brasileiro por 12 a 10.

No último e decisivo set, Calderano começou mal, deixando Tang abrir três pontos de vantagem na liderança do placar. No entanto, mostrou um poder de recuperação espetacular e fechou a partida com uma parcial de 11 a 7.

Em uma modalidade acostumada com diversos atletas naturalizados, Calderano se destacou na disputa dos Jogos Pan-Americano Toronto-2015 por ser legitimamente brasileiro. Aos 20 anos, conquistou o ouro no Canadá no individual e por equipes, além de já ter na bagagem um bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude 2014, realizado em Nanjing, na China.

Hugo Calderano vence 2ª partida e avança no tênis de mesa

Disputa

A competição é organizada por chaves, sendo que todas são eliminatórias. O saque muda de domínio a cada dois pontos, ou cada ponto se o placar tiver empatado em 10 a 10. Os jogos individuais são de sete sets com 11 pontos.

Topo