Vôlei

Craque francês do vôlei irrita com marra, mas encanta com jogadas de efeito

Adam Nurkiewicz/Getty/FIVB
N'Gapeth se destaca em todos os quesitos na Rio imagem: Adam Nurkiewicz/Getty/FIVB

Leandro Carneiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

Earvin N'Gapeth é um dos melhores jogadores do mundo. Seu talento dentro de quadra e o posto em que ele colocou a França no vôlei nos últimos anos provam isso. Mas, o atleta não é bom apenas nisso. Quando o quesito é provocar os rivais, ele também tem talento.

E é esse estilo que faz com que N'Gapeth seja "cornetado" por muitos. Mas também há outros tantos que gritam por ele em uma partida de vôlei. Uma defesa espetacular fez com que o ginásio do Maracanãzinho aplaudisse muito o jogador, mesmo minutos antes os torcedores terem demonstrado que torceriam pela Itália.

Seu estilo marrento conquista o público e irrita os rivais. A França perdia por 2 sets a 0 a partida, quando o francês resolveu dançar para comemorar em quadra. Os italianos marcaram o ponto e retribuíram a provocação feito por N'Gapeth, repetindo a dancinha.

“Não aconteceu nada. São eles que provocam e no fim nós ganhamos. Isso é o que importa”, falou Juantorena.

“Os jogadores da França adoram nos encarar. A gente apenas ignora isso, não pensamos nisso, só pensamos em jogar e ganhar o jogo, como fizemos aqui com 3 a 0”, completou Zaytsev.

A marra de N'Gapeth pode ser vista em quadra em vários lances. Em outra defesa fantástica, ele saiu "desfilando" pela quadra enquanto a jogada segue. Seu cabelo também é exótico, uma faixa vermelha e outra amarela estão próximas dos aros olímpicos, desenhado em sua nuca.

A alegria em quadra só acabou quando o jogo chegou ao fim com 3 a 0 para os italianos. Depois de cumprimentar os rivais, ele deixou o local por uma saída alternativa, sem falar com torcedores e sem passar pelo local onde os jornalistas esperam os atletas para entrevista.

Polêmicas também fora do esporte

O jeito polêmico não faz parte da vida do francês apenas dentro de quadra. Ele também é assim do lado de fora do ginásio. Dias após conquistar o título da Liga Mundial em 2015 e ser eleito o MVP da competição, N'Gapeth se envolveu em uma confusão e acabou detido. 

O atleta de 24 anos teria tentado atrasar a saída de um trem da estação de Montparnasse, para que familiares chegassem a tempo de embarcar, o que iniciou a confusão. Ele então teria agredido o condutor do veículo, que faria viagem entre as cidades de Paris e Bordeaux.

Topo