Relatos das provas

Brasileira perde para francesa na esgrima e se despede com feito inédito

Issei Kato/Reuters
Nathalie Moellhausen tem a melhor performance brasileira na história da esgrima espada imagem: Issei Kato/Reuters

Adriano Wilkson

Do UOL, no Rio de Janeiro

Mesmo com o apoio da torcida, a brasileira Nathalie Moellhausen perdeu para a francesa Lauren Rembil por 15 a 12 nas quartas de final e acabou eliminada dos Jogos do Rio.

Nathalie havia vencido dois jogos seguidos, mas perdeu quando encontrou uma adversária muito mais dura e não resistiu à pressão. Mesmo assim o resultado é histórico: a esgrima feminina brasileira nunca havia vencido nem sequer uma partida me Olimpíadas. Nem homens nem mulheres tinham antes chegado às quartas de final.

Agora, a italiana naturalizada brasileira vai se concentrar na disputa por equipes junto com Rayssa Costa e Amanda Simeão, que também perderam neste sábado.

Vitórias inéditas

Antes de perder, Natahlie venceu dois jogos neste sábado. A vitória contra a francesa Marie Candassamy teve a contribuição da torcida brasileira que encheu um canto da Arena Carioca 3 e empurrou a atleta da casa rumo ao feito inédito. Nas arquibancadas, estavam presentes a família inteira da brasileira, membros do time nacional de esgrima e o público em geral, que não parou de cantar o nome do Brasil e da atleta.

A torcida francesa tentava responder com gritos de "Allez Le Bleu", mas era abafada pelos brasileiros. Nathalie vibrava a cada ponto e, ao final, tirou o capacete e gritou para as arquibancadas, agradecendo o apoio.

Gerly dos Santos, presidente da confederação de esgrima, estava radiante. "Estamos de alma lavada", disse ele, suspirando.

Filha de mãe brasileira, Nathalie é a esgrimista do país melhor ranqueada e por causa disso entrou já na segunda fase da competição. Ela tem 30 anos e uma carreira consolidada como esgrimista na Itália, país pelo qual foi campeã mundial por equipes e a quarta melhor do mundo em 2009.

Diferentemente do campeonato mundial, a esgrima olímpica dá apenas uma medalha de bronze. 

Topo