Relatos das provas

Ouro no Pan, brasileiro cresce no tiro esportivo e vai à final da Rio-2016

Divulgação/Rio-2016

Daniel Brito e Pedro Ivo Almeida

do UOL, no Rio de Janeiro

Medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015, Felipe Wu era considerado a grande esperança do Brasil no tiro esportivo da Rio-2016. E não decepcionou. Neste sábado, no centro olímpico localizado em Deodoro, o brasileiro não teve o começo dos sonhos, mas se recuperou ao longo da prova e avançou à final da pistola de ar 10 m, que acontece ainda neste sábado, a partir das 15h30 (de Brasília).

Na sexta série, última da etapa classificatória, Felipe Wu manteve a regularidade que vinha tendo na reta final da competição e garantiu o sétimo lugar, de 55 competidores, com uma somatória total de 580 pontos.

Felipe Wu precisou fazer uma prova de recuperação nesta quarta-feira. Depois de não ir bem nas duas primeiras séries da competição - 96 pontos na primeira e 95 na segunda -, optou por parar de atirar por alguns instantes para conversar com seu treinador, o que parece ter feito a diferença.

Com 99 de 100 possíveis pontos, Wu fez uma terceira série quase perfeita e pulou da 28ª posição para a oitava, limite para a classificação à final. Na quarta, fechou com 97 pontos e assumiu o sétimo lugar. Na quinta série, marcou os mesmos 97 da etapa anterior e chegou a ficar na sexta posição.

O retrospecto dele na atual temporada enchia de confiança a CBTE (Confederação Brasileira de Tiro Esportivo) e o COB (Comitê Olímpico do Brasil). Ele é líder do ranking mundial na pistola de ar 10m, campeão das duas etapas de Copa do Mundo já realizadas neste ano.

Julio Almeida, outro brasileiro na disputa, terminou apenas na 13º posição, com 577 pontos, e está eliminado da Rio-2016.

Como funciona

São 15 eventos de tiro esportivo, nos quais são utilizados três tipos de arma: carabina, pistola e espingarda. Para cada tipo são realizados três eventos para homens e dois para mulheres – todos individuais. As regras variam em função de diversos fatores: distância até o alvo, tipo de alvo, posição de tiro, número de disparos e tempo para atirar.

Neste evento (pistola de ar 10 m), os competidores precisam atirar em um alvo fixo com 10 circunferências, a 10 m de distância, sendo 60 tiros, divididos em seis séries de dez, em 1h10min. Avançam para a final os oito atletas que fizerem mais pontos.

Topo