! Brasileiro vence ex-campeão mundial no boxe e desabafa: "Riram de mim" - 06/08/2016 - UOL Olimpíadas

Boxe

Brasileiro vence ex-campeão mundial no boxe e desabafa: "Riram de mim"

Do UOL, em São Paulo

A estreia do boxeador Michel Borges nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro não poderia ter sido melhor. O brasileiro venceu o camaronês Hassam N'Jikam por pontos, em decisão unânime, e agora se prepara para as quartas de final da categoria meio-pesado (até 81 kg).

Ex-campeão mundial da categoria entre os profissionais, Hassam N'Jikam, aos 32 anos, não conseguiu reviver neste sábado (06) seus melhores dias. Em primeiro assalto mais estudado, ele dominou o centro do ringue sendo pouco efetivo, enquanto o Michel Borges levou maior perigo nos contra-ataques. Não à toa o brasileiro venceu por 10 a 9.

Obrigado a tomar a iniciativa, Hassam N'Jikam foi para cima com mais ímpeto do que técnica, sem acertar praticamente nenhum golpe. Muito melhor, Michel Borges foi cirúrgico para castigar o camaronês e abrir vantagem em 20 a 18.

No último assalto, o único susto foi um escorregão do brasileiro, que assustou a torcida a cair na lona, mas o árbitro nem abriu contagem. Com a vitória praticamente assegurada, Michel Borges administrou o tempo e manteve o camaronês longe até ouvir o gongo. Sabendo que só um nocaute o interessava, N'Jikam apostou na luta franca, mas novamente sem sucesso.

Michel Borges volta ao ringue às 13h15 desta quarta-feira (10), quando encara o croata Hrvoje Sep nas oitavas de final. O adversário passou da primeira fase derrotando o egípcio Salah Abdelgawwad por decisão dividida.

Motivação que vem de fora

Aos 25 anos e contra um ex-campeão do mundo, Michel Borges chegou a ser tratado como zebra antes do combate. A condição criou no brasileiro uma vontade de calar os críticos. “Muitos falaram que ele (N'Jikam) era pedreira, que eu não tinha chance. Riram de mim... riram, sim. Mas usei tudo isso para me motivar", conta o atleta, satisfeito por superar desafio rão duro.

“Mexeu com a minha cabeça, mexeu [o fato de lutar com um pro na estreia na Olimpíada]. Mas não é de hoje que estou trabalhando”, afirma. “Lutar contra um profissional é sempre complicado. Mas quando eu baixava a mão e me movimentava, sempre tinha noção do perigo que corria”, explica, referindo-se aos momentos em que abaixou a guarda.

Outros resultados

Mais cedo, também no RioCentro, o brasileiro Patrick Lourenço acabou derrotado por pontos pelo colombiano Yuberjen Herney Martinez Rivas e foi eliminado do peso mosca ligeiro (até 49kg) da Rio-2016. Em compensação, o peso-pesado Juan Gonçalves Nogueira derrotou Jason Whateley (AUS) também por pontos e está nas oitavas de final.

Topo