Olimpíadas 2016

Por foco, melhor nadador brasileiro troca abertura olímpica por depilação

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Os olhos do mundo estarão voltados para o Maracanã na noite desta sexta-feira (05), data da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos – o início da festa está previsto para acontecer às 20h (de Brasília). Os olhos do nadador João Gomes Júnior, 30, estarão mais preocupados com lâminas e pelos. Melhor brasileiro no ranking mundial de 2016, ele também será uma das primeiras esperanças de pódio para o país na Rio-2016 – vai competir nos 100 m peito no sábado (07), dia que abrirá as disputas da natação. Por isso, resolveu nem ver a festa inaugural do megaevento e pretende aproveitar o horário para fazer uma depilação pessoal.

O ritual de raspagem é algo comum para nadadores. A pele depilada tem menos atrito com a água, o que pode render uma evolução de desempenho. E num esporte decidido por frações de segundo, isso tem grande relevância. No caso de Gomes Júnior, isso também virou um exercício de concentração.

“Começo a me raspar e demoro muito. Primeiro eu passo a máquina, e deve durar 1h30 ou duas horas. Passo a máquina e uso várias giletes para elas não ficarem cegas. É um procedimento que demora um pouquinho, e eu não quero nem ficar pensando nessa história de ver a abertura para não ficar com a adrenalina em alta. É dia de baixar a temperatura um pouquinho para descarregar tudo no sábado”, contou o nadador.

Antes de conseguir vaga para debutar nos Jogos Olímpicos. Gomes Júnior teve de lidar com um ciclo atribulado. Foi suspenso por doping no início de 2015, viu todos os resultados do ano anterior serem anulados e ainda recebeu suspensão de seis meses. Voltou às piscinas a tempo de disputar a primeira seletiva nacional, em dezembro, em Palhoça, e despontou como principal nome do país nos 100 m peito.

O desempenho foi ratificado neste ano, na segunda seletiva brasileira da natação. Gomes Júnior nadou os 100 m peito em 59s06 no Troféu Maria Lenk, em abril, e estabeleceu a terceira melhor marca da temporada. Nenhum outro representante do país chegará à Rio-2016 com uma posição tão alta no ranking mundial.

“Não vejo nenhum bicho de sete cabeças. Lógico que não estou desmerecendo esse evento tão gigante e o tanto que eu briguei para estar aqui, mas para mim agora o importante é me divertir”, relatou. “Estou bem tranquilo, bem descontraído, e não estou vendo isso como o ápice da minha carreira. Assim eu também não fico muito bitolado e não fico pensando muito no que é uma edição de Jogos Olímpicos. A parte final para mim foi mais focada nessa questão de que é apenas mais uma competição”, completou o brasileiro.

A disputa dos 100 m peito na Rio-2016 também tem Felipe França como representante do Brasil. Será a terceira participação olímpica do paulista, que já esteve em Pequim-2008 e Londres-2012 sem nunca ter atingido uma prova final. Neste ano, é dele o quinto melhor tempo do planeta na temporada na prova (59s26). Os dois brasileiros estarão na mesma série da eliminatória.

“Estou com a forma física como nunca estive. Estou descansado – na seletiva eu não consegui descansar 100%. Agora eu estou ponta de lança para fazer meu melhor resultado, independentemente de buscar medalha”, avisou o brasileiro.

A primeira sessão da natação na Rio-2016 tem início às 13h (de Brasília), apenas com provas eliminatórias. As primeiras medalhas da modalidade serão distribuídas à noite, com início previsto para 22h.

Topo