Infraestrutura

Medalhista olímpico diz que ficou doente por se molhar na baía de Guanabara

Ezra Shaw/Getty Images
Mathew Belcher e Will Ryan treinam visando os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro imagem: Ezra Shaw/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

O velejador australiano Mathew Belcher, medalhista de ouro em Londres da classe 470, relatou ter ficado doente após ingerir água da Baía de Guanabara durante uma sessão de treinos para os Jogos Olímpicos.

Segundo o atleta, ele precisou ficar de repouso por cinco dias após navegar em “águas muito poluídas” em maio, assim como muitos de seus companheiros. Belcher ainda salientou que desenvolveu uma tática para não ficar doente novamente.

“Eu nunca fui um grande fã de ficar molhado. Provavelmente eu escolhi o esporte errado, mas eu tentarei ficar o mais seco possível”, declarou o atleta, em entrevista ao canal “ABC”.

Ainda segundo a reportagem, os atletas teriam sido orientados a ficarem com a boca fechada durante as provas, já que “ingerir qualquer água contaminada pode ser potencialmente perigoso”. Entretanto, Belcher destacou que, em sua opinião, a água já está melhorando em relação ao que ele havia verificado no início deste ano.

“De nossas 10 viagens para cá, esta é a vez em que (a água) está melhor”, defendeu o atleta.

O diretor de performances da equipe de vela da Austrália, Peter Conde, ressaltou que os organizadores tentaram ao máximo cumprir a promessa de desviar o esgoto que desagua no local para evitar que a condição da água piorasse.

“As ações fizeram um massivo impacto positivo na marina. Não fez muita diferença no lugar em que velejaremos, mas é razoavelmente bem banhada pelo oceano”, declarou Conde.

Topo