Levantamento de Peso

Federação russa de levantamento de peso recorre de punição de tribunal

AP
Levantamento de peso na Rio-2016 não terá a Rússia, cuja delegação foi cortada por doping imagem: AP

Da AFP, no Rio de Janeiro

A Federação russa de levantamento de peso, que viu todos os atletas do país serem excluídos dos Jogos do Rio, recorreu da punição diante do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), informou a mais alta jurisdição esportiva nesta segunda-feira.

Seguindo critérios estabelecidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), a Federação internacional de levantamento de peso (IWF) decidiu na sexta-feira excluir todos os oito russos inscritos nas provas da modalidade.

Dois desses oito levantadores de peso já haviam sido excluídos pelo comitê olímpico russo (ROC), entre eles Tatiana Kashirina, medalhista de prata nos Jogos de Londres-2012.

Outros quatro foram banidos por terem seus nomes citados no relatório McLaren, que denunciou o escândalo de doping de estado na Rússia.

Para os dois últimos, foram levados o histórico recente de exames, que revelou, segundo a IWF, dados "extremamente chocantes e decepcionantes".

De acordo com o ministro dos Esportes da Rússia, Vitali Mutko, o número definitivo de atletas russos autorizados a participar dos Jogos do Rio pode ser definido nesta segunda-feira ou na terça-feira.

A quatro dias da cerimônia de abertura muitos atletas russos ainda não sabem se poderão participar no Rio-2016.

No sábado, Mutko afirmou que a delegação olímpica russa tinha 266 atletas, contra os 387 inicialmente previstos.

Topo