Olimpíadas 2016

Seis medalhistas do levantamento de peso testam positivo em reanálise

Yuri Cortez/AFP
Hripsime Khurshudyan (à dir) foi bronze na Olimpíada de Londres-2012 imagem: Yuri Cortez/AFP

Do UOL, em São Paulo

A Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF) anunciou nesta quarta-feira que 11 atletas, entre eles seis medalhistas, testaram positivo para substâncias proibidas em reanálise das amostras colhidas durante os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Todos os exames acusaram a presença da substância deidroclormetiltestosterona e cinco deles também tinham stanozolol na amostra. Os atletas foram suspensos provisoriamente e fazem parte da segunda leva de reanálises conduzida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Há cinco dias, a entidade máxima do esporte olímpico anunciou que mais 45 atletas haviam sido flagrados nas reanálises de Pequim-2008 e Londres-2012, mas não divulgou os nomes nem as modalidades.

Com métodos mais atuais para análises científicas, a uma nova verificação de amostras armazenadas dos últimos dois Jogos seguiu os processos implementados pela Agência Mundial Antidoping (Wada) em agosto de 2015.

A terceira e a quarta leva de análises acontecerão durante e após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Até o momento, 98 das 1.243 amostras realizadas tiveram resultado positivo para substâncias proibidas.

Vale destaque ainda para a presença de quatro atletas russos entre os nomes anunciados pela Federação de Levantamento de Peso. O país está envolvido em um escândalo de doping que baniu a equipe de atletismo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Contanto outras modalidades, mas de 100 atletas do país estão impedidos de disputarem os Jogos.

Veja os nomes divulgados:   

Intigam Zairov (Azerbaijão) 
Nataliya Zabolotnaya (Rússia) (prata em Londres-2012)
Rauli Tsirekidze (Geórgia)
Almas Uteshov (Cazaquistão )
Svetlana Tzarukaeva (Rússia) (prata em Londres-2012)
Sibel Simsek (Turquia)
Iryna Kulesha (Belarus) (bronze em Londres-2012)
Hripsime Khurshudyan (Armênia) (bronze em Londres-2012)
Alexsandr Ivanov (Rússia) (prata em Londres-2012)
Cristina Iovu (Moldávia) (bronze em Londres-2012)
Andrey Demanov (Rússia)

Topo