! "Tá malhando pra ficar gostosa?" Mulheres relatam machismo no esporte; veja - 26/07/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

"Tá malhando pra ficar gostosa?" Mulheres relatam machismo no esporte; veja

Do UOL, em São Paulo

O UOL Esporte publicou nesta terça-feira (26) o segundo de cinco vídeos da série #QueroTreinarEmPaz, produzido em parceria com as ONGs feministas Think Olga e AzMina, no qual aborda os privilégios dos homens no mundo esportivo. E a campanha repercute: nas redes sociais, mulheres relatam histórias de discriminação.

Participe também. Use a hashtag e conte como o assédio ou as piadas pejorativas lhe prejudicaram na prática de atividades físicas cotidianas – seja na natação, nas peladas de futebol, nas corridas de rua, ao andar de bicicleta, na academia...

O primeiro episódio foi ao ar na última segunda. Outros três ainda serão publicados, um por dia até sexta-feira (29). Acompanhe. 

De Helena Bertho, no Facebook

Tá malhando para ficar gostosa?", "Fiu, fiu, corre mais pra essas tetas balançarem", "nossa! Você faz dança do ventre? Seu namorado deve pirar".

Até isso, até o nosso esporte parece girar em torno dos pintos masculinos. Já passou da hora de entender que uma mulher pode fazer qualquer exercício porque qualquer motivo e a grande maioria desses motivos tem a ver com a saúde dela, o corpo dela, as vontades dela e não com os homens.

?#‎QueroTreinarEmPaz , quero dançar em paz, quero correr em paz.

De Babi Bowie, no Facebook

- Nossa, vc faz Pole Dance? Seu namorado deve pirar!

- Diz que Pole Dance é ótimo, emagrece, chapa a barriga!

- Você deve deixar os homens loucos!

- É bom pra dar aquela reacendida no relacionamento não é?

- Vi aqui no seu perfil que vc faz Pole Dance. Muito sexy, posso te conhecer melhor?

Ainda tem toda a ideia do Pole Dance ser associado a Strips Clubs, e nada contra sua raiz e a sensualidade que ele carrega e nem estou aqui para dizer que o Pole Dance legal é aquele fitness ou aquele que bebe de outras danças associadas a arte.

Mas o ponto que quero chegar é que nem o nosso, nem nenhum esporte gira em torno de pinto. E já passou da hora de entender que uma mulher pode fazer qualquer exercício por qualquer motivo e a grande maioria desses motivos tem a ver com a vontade dela, da saúde dela, do corpo dela e não para o agrado de homens.

Treinar faz bem, abaixa a ansiedade, fortalece os músculos, reduz a tensão e dá ânimo. E quem pratica não necessariamente está fazendo para agradar alguém, chamar atenção ou perder medidas.

?#‎QueroTreinaremPaz, sem machismo, objetificação e longe de assédio. Minha atividade é sobre mim, para mim e mais ninguém.

De Andreza Gonçalves, no Facebook

Sempre amei praticar esportes e principalmente jogar futebol. No início não tive apoio, mas aos poucos minha família foi entendendo. No entanto, sempre ouvi vários nomes que me deixavam triste e como não tinham muitos times femininos acabei jogando em times masculinos e nunca pude participar dos campeonatos até encontrar um time feminino. ?#‎QueroTreinarEmPaz ?#‎futebolfeminino.

De Letícia Bueno, no Facebook

"Você joga bem! Tá no time masculino?"

Da série: coisas idiotas que as mulheres ouvem. ?#‎QueroTreinarEmPaz.

De Aline Santiago Luz, no Facebook

A necessidade de parar com piadinhas do tipo: O time das meninas começa! Ta jogando igual menininha! Perder para uma menina não é perder para alguém fraco, e pior que você. Perder para uma menina é perder para alguém que possui as mesmas habilidades e potencial que você. Não menospreze a vitoria delas! Entenda, mulheres podem ser tão boas ou até melhor que qualquer homem.? #‎QueroTreinarEmPaz.

De Amanda Negri, no Facebook

Quem me conheceu pequena deve lembrar da minha história com o futebol. E é com muito pesar que eu admito: eu perdi uma paixão para o machismo.

Aos >>>10 anos de idade<<<, ouvi diversas vezes de colegas (e dos pais desses também) que eu era "Maria Homem", entre outras coisas grotescas que eu prefiro nem lembrar. Tudo isso por calçar chuteiras, vestir roupas largas e querer praticar um esporte que "não era pra mim".

Não deixem nossas meninas crescerem frustradas. ?#‎QueroTreinarEmPaz? #‎MachismoNoEsporte.

De Ana Castro, no Facebook

Quando eu era adolescente fazia caratê, e por ter seios eu era zoada pelos meninos, eles diziam que iam ficar com o olho roxo porque meus seios iam bater neles.... Isso me constrange. Larguei, mesmo depois de ganhar campeonato paulista e metropolitano. Não aguentei a zoeira e desisti. E eu era muito boa mesmo. #QueroTreinarEmPaz.

De Naiara Bachiega Gonçalves, no Facebook

Infelizmente em alguns esportes nos mulheres não temos apoio como os homens tem... Já passou da hora dessa mentalidade mudar... E não é só no esporte que há essa desigualdade, e sim em muitas outras áreas....

Como diz na matéria, os próprios pais não aceitam, que exemplo pode dar a essas crianças sobre igualdade? #QueroTreinarEmPaz.

De Helena Bertho, no Facebook

"Pode perder, pode ganhar, o importante é ver peitinho balançar". Tava pensando sobre essa história de ?#‎QueroTreinaremPaze lembrei desse grito de guerra dos jogos universitários. O grito valia para todos os esportes femininos.

Enquanto os masculinos eram competitivos, as torcidas vibravam e ficavam nervosas, os femininos eram tratados assim: "foda-se o esporte, a gente veio aqui só pra ver mina gostosa".

Na época eu achava graça disso, assim como achava graça de muita coisa idiota que hoje reparo que era idiota, mas imagino para as minas dentro da quadra o quanto isso devia ser desconfortável e irritante.

O pior é ver que mesmo no esporte profissional a coisa é no mesmo nível. Jogadora manda ver em quadra? A notícia é sobre suas celulites. A outra ganha um campeonato? A cobertura é sobre seu vestido... Pode perder, pode ganhar, mas se ganhar o prêmio é menor que o do homem, e o importante, no fim das contas, é ser objeto.

Topo