Olimpíadas 2016

Premiê russo suspende vice-ministro de Esportes envolvido em caso de doping

Da Reuters, em Moscou (Rússia)

O primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, suspendeu o vice-ministro dos Esportes, Yury Nagornykh, cujo nome estava em um relatório sobre doping de atletas russos nos Jogos Olímpicos de Sochi, em 2014, disse o governo nesta segunda-feira.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta segunda-feira que as autoridades que estivessem nomeadas no relatório da Agência Mundial Antidoping seriam temporariamente suspensas.

O relatório informa que Nagornykh foi avisado de cada teste positivo em todos os esportes a partir de 2011 e decidiu "quem se beneficiaria com um encobrimento e quem não seria protegido".

A investigação foi conduzida pelo advogado de esportes canadense Richard McLaren, que estava na comissão independente que no ano passado revelou um esquema de doping no atletismo russo, levando à exclusão da modalidade de competições internacionais.

O ministro russo dos Esportes, Vitaly Mutko, foi desafiador, dizendo à agência de notícias Tass que não houve confirmação concreta de violações de doping no relatório.

"Espero que o COI, enquanto analisa uma decisão, seja guiado pelo senso comum e que proceda a partir do fato de que não há uma confirmação concreta de uma violação, por este ou aquele atleta, no relatório", afirmou.

Topo