Olimpíadas 2016

Atual campeão mundial de triatlo fratura braço e está fora da Rio-2016

AFP PHOTO / TT NEWS AGENCY / JONAS EKSTROMER /
Javier Gomez Noya, atual campeão mundial de triatlo, caiu da bicicleta durante treino e não vem ao Rio imagem: AFP PHOTO / TT NEWS AGENCY / JONAS EKSTROMER /

Da AFP

O atual campeão mundial de triatlo, o espanhol Javier Gómez Noya, não disputará os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro depois de sofrer uma fratura no braço esquerdo em uma queda da bicicleta.

Medalhista de prata em Londres-2012, o espanhol caiu na quarta-feira durante um treinamento e sofreu uma "fratura com deslocamento da cabeça do rádio" e passará por uma cirurgia nesta quinta-feira, anunciou sua equipe.

O pentacampeão mundial de triatlo (2008,2010, 2013, 2014 e 2015), de 33 anos, caiu no fim do treinamento em Lugo (Galícia, noroeste da Espanha), "quando estava praticamente parado", afirma um comunicado de sua equipe.

"Ao levantar sentiu dor no braço esquerdo seguiu para o hospital, onde as radiografias constataram a lesão".

"É difícil de entender como repentinamente se vai todo o esforço e ilusão que dediquei aos Jogos Olímpicos. Pode ser o momento mais duro de minha vida esportiva", disse Gómez Noya no comunicado.

"Não me resta outro remédio que aceitar e pensar em uma boa e rápida recuperação", completou o campeão mundial.

Gómez Noya, que em 28 de maio conquistou seu quarto título europeu de triatlo em Lisboa, era um dos grandes favoritos da prova no Rio-2016, ao lado dos irmãos britânicos Alistair e Jonathan Brownlee .

Sua baixa representa um duro golpe para a delegação espanhola nos Jogos Olímpicos Rio-2016. No início da semana, o ciclista Alberto Contador, uma das grandes esperanças de medalha do país, anunciou que não disputará a Olimpíada por causa de uma lesão.

Topo