Brasil vence a Bélgica no tie-break e disputará finais da Liga Mundial
A seleção brasileira teve dificuldades para derrotar a Bélgica neste sábado, pela Liga Mundial. A vitória veio somente no tie-break, 3 a 2 (20-25, 25-23, 22-25, 25-23 e 15-11). O time de Bernardinho abusou de erros durante a partida, mas viu Murilo crescer no momento final na partida, no quinto set.
Classificado para as finais da Liga (que terão seis seleções), o Brasil volta à quadra neste domingo, às 13h (horário de Brasília). A fase final da Liga Mundial acontece de 13 a 17 de julho, na Polônia.
A partida deste sábado foi realizada no Palais des Sports Jean Weille, em Nancy, na França.
A surpresa na escalação da seleção ficou conta da presença do ponteiro Murilo entre os titulares. Murilo não vinha sendo aproveitado por Bernardinho nas últimas partidas. O jogador foi o terceiro maior pontuador do Brasil contra os belgas (10 pontos).
Apesar da vitória, a seleção não jogou bem. A Bélgica conquistou 29 pontos em erros da seleção brasileira.
O jogo
A Bélgica fechou o primeiro set por 25 a 20, aproveitando as boas atuações de Sam Deroo e Van Walle.
O segundo set foi marcado pelo equilíbrio até a parte final. Mas a seleção belga errou dois ataques quando o Brasil vencia por 22 a 21. Coube a Wallace encerrar o set com um ataque no fundo, fechando em 25 a 23.
No set seguinte, Brasil e Bélgica travaram intensa disputa. Wallace aparecia como maior pontuador do time no jogo. Mas Wallace errou em momento decisivo, quando a seleção poderia empatar em 23 a 23. A seleção brasileira pediu revisão do lance, alegando ter havido toque do bloqueio belga.
Mas o juiz confirmou ponto para a Bélgica, revoltando Bernardinho, que contestou a decisão. Com 24 a 22, os belgas confirmaram o saque e fizeram 2 a 1 em sets.
O quarto set apresentou a mesma cara dos anteriores, com grande equilíbrio. Foi quando apareceu Murilo para sacar. O jogador encaixou dois bons saques, colocando o Brasil à frente (23 a 21).
No tie-break, o Brasil conseguiu abrir 7 a 4, mesmo com uma forte defesa belga. Bernardinho apostou no ataque de Douglas e Mauricio Souza. Já Murilo comandou o time em quadra, virando bolas importantes, entre elas a última do jogo.