Olimpíadas 2016

Ex-jogadora de basquete, Janeth será prefeita da Vila Olímpica da Rio-2016

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

A ex-jogadora de basquete Janeth Arcain, 47, vai ser a prefeita da Vila Olímpica dos Jogos Rio-2016. Ela foi convidada na última terça-feira (21) por Carlos Arthur Nuzman, presidente do comitê organizador e do COB (Comitê Olímpico do Brasil), e foi empossada nesta quinta-feira (23), em apresentação do conjunto de prédios à imprensa.

A prefeitura da Vila é um cargo eminentemente político. Janeth será a responsável, por exemplo, por receber atletas e dirigentes que passarem pelo espaço durante os Jogos Olímpicos. Também será ela a autoridade máxima em casos como excessos cometidos dentro do espaço.

“Toda grande Vila se torna uma cidade. Toda cidade é muito grande e tem um prefeito, e a prefeita da Vila Olímpica é a atleta olímpica Janeth Arcain”, disse Nuzman nesta quinta.

A Vila Olímpica do Rio de Janeiro terá 31 prédios dispostos em sete condomínios. Cada um deles terá 17 andares, num total de 3.604 apartamentos. O aparato será usado por 207 delegações durante os Jogos, com uma expectativa de acomodar 10.900 atletas e 6.700 oficiais de equipe.

“Para mim foi uma grata surpresa quando o presidente Nuzman fez o que eu não considerei como um convite, mas como uma ordem. Estive em quatro Jogos Olímpicos, conheço muitas Vilas e tenho duas medalhas olímpicas. O que eu espero é que os atletas tenham aqui o melhor momento e possam descansar, aproveitar, se divertir e celebrar”, disse a ex-jogadora.

A gestão da Vila Olímpica da Rio-2016 já foi entregue ao comitê organizador, mas o aparato ainda não está concluído. Há obras em praticamente todos os setores, e as estruturas provisórias são as que têm situação menos avançada. Toda a comunicação visual do equipamento ainda precisa ser instalada.

“Vou aprender um pouquinho o dia a dia ainda, mas todas as áreas funcionais da Vila já estão se preparando e vão estar 100% no dia da abertura”, disse Janeth. A Vila será aberta oficialmente às 8h (de Brasília) do dia 24 de julho.

Topo