Olimpíadas 2016

Ele ficou marcado por foto chocante em Pequim-08. Agora quer mudar história

REUTERS/Yves Herman
Brasileiro Welisson Silva, do levantamento de peso, na Olimpíada de Pequim imagem: REUTERS/Yves Herman

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

Em 2008, em sua primeira aparição em Olimpíadas, Welisson Silva foi protagonista de uma cena que rendeu fotos chocantes e foi parar em diversos sites e jornais. Em sua terceira tentativa na prova do arranco no levantamento de peso, o brasileiro falhou e viu a barra que sustentava 162 quilos cair sobre o seu rosto, quase atingindo o pescoço. Oito anos depois, ele segue na ativa e está classificado para os Jogos do Rio de Janeiro.

"Estou muito feliz. Trabalhei muito forte para conseguir este objetivo. Quero fazer o melhor representando o meu país e encerrar com chave de ouro este ciclo", afirmou o atleta de 32 anos em entrevista ao UOL Esporte.

AFP Photo/Jung Yeon Je
imagem: AFP Photo/Jung Yeon Je

Falar sobre o que aconteceu há oito anos em Pequim não incomoda Welisson. Ele, inclusive, admite que a barra só caiu sobre o seu rosto por causa de um erro na execução do levantamento. Erro este também motivado por uma entorse no joelho direito que havia sofrido alguns minutos antes em sua segunda tentativa, também para 162 quilos.

"Não foi um acidente, foi um erro mesmo que cometi. Eu estava sem equilíbrio e força na articulação e acabei caindo. A barra tem uma altura de segurança para se acontecer algo deste tipo ninguém se machucar. Como o levantamento de peso é pouco conhecido, as pessoas se assustaram. Mas foi um susto mais para quem estava vendo mesmo. É normal acontecer em treinos e competições. Se você assistir ao vídeo, vai ver que me levanto rapidamente", afirmou Welisson.

"Claro que eu fiquei muito chateado, pois queria fazer uma competição boa, mas foi uma infelicidade do momento. Mas ninguém tirou sarro de mim por causa disso. Todo mundo que me conhecia, me apoiou bastante. Só ganhou tanta repercussão porque foi em uma Olimpíada", completou o atleta, que depois dos Jogos de Pequim ficou cerca de oito meses parado para tratar da lesão.

AFP Photo/Jung Yeon Je
imagem: AFP Photo/Jung Yeon Je

Desde 2008 muita coisa mudou na vida de Welisson, inclusive a categoria na qual vai competir. Em Pequim, ele participava entre os atletas que tem até 69 kg. No Rio, estará na categoria até 85 kg.

"Tenho muita facilidade para ganhar peso. Até o ano passado estava na categoria até 77 kg e resolvi subir mais um pouco. Me sinto melhor e mais forte. É mais tranquilo para mim estar em um peso mais pesado", disse o atleta que não conseguiu se classificar para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Na ocasião, o Brasil tinha direito a apenas uma vaga e a Confederação optou por indicar Fernando Saraiva, que havia sido campeão dos Jogos Pan-Americanos de 2011.

Welisson sabe que as chances de brigar por uma medalha no Rio de Janeiro são pequenas. No ano passado, por exemplo, foi apenas o 22º colocado no Campeonato Mundial. Entretanto, já traçou um objetivo claro para a disputa: melhorar suas marcas pessoais. Hoje, ele detém como recorde 151 quilos no arranco e 188 quilos no arremesso.

"Dependendo do que acontecer, acho que dá para tentar ficar entre os 15 primeiros. Se conseguir a melhor marca da minha vida, ficarei muito feliz", disse o atleta.

Welisson, que é atleta do clube Pinheiros já está treinando com toda a seleção brasileira no CT da Unimed, no Rio de Janeiro. Os atletas ficarão lá até o início dos Jogos, em 5 de agosto. 

Topo