! Brasil mantém rodízio no vôlei feminino e atropela Sérvia no Grand Prix - 12/06/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Atualizada em 12.06.2016 21h53

Brasil mantém rodízio no vôlei feminino e atropela Sérvia no Grand Prix

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Brasil encerrou sua participação na rodada inicial do Grand Prix com mais uma vitória. Neste domingo (12), as brasileiras ganharam da Sérvia por 3 sets a 0 (parciais de 25/20, 25/18 e 25/18) na Arena Carioca I. Esta é a última grande competição antes dos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

A seleção brasileira fechou sua passagem pelo Rio de Janeiro neste Grand Prix com três vitórias. Além de bater a Sérvia, o Brasil derrotou a Itália (3 sets a 1) e Japão (3 sets a 0). Na segunda semana do Grand Prix, as brasileiras jogam contra Sérvia, Bélgica e China em Macau. Na sequência, a equipe viaja para Ancara (Turquia), local das partidas contra Itália, Bélgica e Turquia. A fase final do Grand Prix será realizada de 6 a 10 de julho em Bangcoc (Tailândia).

Zé Roberto escala novidade e promove rodízio

Após mistério sobre a escalação, o técnico José Roberto Guimarães escalou a líbero Leia entre as titulares, no lugar de Camila Brait. Além disso, ele usou Fabiana e Thaísa como centrais pela primeira vez (as duplas haviam sido Fabiana/Juciely e Thaísa/Juciely nos dois primeiros jogos). Gabi também teve mais chances em quadra – nos jogos anteriores, ela entrou apenas para sacar.

Brasileiras atropelaram rivais sem grandes problemas

No 1º set, o Brasil levou um susto com os contra-ataques de Brakocevic e até ficou atrás, mas fechou em 25/20 com ataques eficientes de Sheilla e Natália. As sérvias até erraram o rodízio no 2º set. Com bons bloqueios, as donas da casa não tiveram dificuldades para fazer 25/18. Natália voltou a se destacar no 3º set e foi fundamental para consumar a vitória brasileira.

Brasil repete ótimo aproveitamento inicial

A vitória sobre a Sérvia manteve o excelente aproveitamento da seleção brasileira na rodada inicial do Grand Prix. Nas últimas cinco edições do torneio, a equipe encerrou este início de disputa de forma invicta.

Destaque, Natália ressalta evolução na defesa

Natália foi um dos principais destaques da vitória brasileira (foi a principal pontuadora do jogo: 14) – e não apenas por seus ataques. Ela também teve um bom desempenho no sistema defensivo, um de seus pontos a evoluir. “O passe e a defesa são dificuldades que tenho, mas o trabalho nos treinamentos está começando a sair”, disse a jogadora em entrevista à TV Globo.

Zé Roberto sai satisfeito, mas cobra melhorias

Por se tratarem dos três primeiros jogos oficiais na temporada, o treinador da seleção saiu com uma boa impressão do Rio de Janeiro, mas afirmou que ainda há muito a melhorar ao longo das próximas partidas. "De certa forma, saio satisfeito. Mas a quantidade de erros que cometemos em saques foi demasiada, e algumas bolas passaram no meio do bloqueio. Não poderiam ter passado. Se tivéssemos um sistema mais aferido, não teria acontecido isso. Os parâmetros vão sendo elevados com a sequência de jogos. Algumas jogadoras ainda estão cometendo falhas que precisamos arrumar, mas essas partidas servem para isso", disse o treinador.

Topo